Abastecimento

Indígenas detêm servidores do Dsei após problema no abastecimento de água no Maranhão

Os servidores se deslocaram até a terra indígena Tabocal, a fim de tentar resolver os problemas da comunidade.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 19h18

BOM JARDIM - Três funcionários do Distrito Sanitário Indígena (DSEI-MA) estão detidos na aldeia indígena Tabocal, na região Pindaré, no município de Bom Jardim, desde essa terça-feira (26).

Indígenas de, pelo menos, duas aldeias reclamam da falta de água nas localidades há vários dias. Os funcionários do Dsei-MA, responsáveis pelo saneamento, foram acionados para atender ao pedido dos índios a fim de solucionar o problema do abastecimento. Eles foram, então, à região retirar a bomba d'água para ser consertada.

No entanto, os indígenas apreenderam o carro e prenderam os três servidores porque não querem a bomba antiga. Eles exigem uma nova bomba.

“Não podemos fazer coisas ilegais, como comprar, como eles querem, uma bomba nova e pagando por um serviço que é manifestamente ilegal. Nós não temos o contrato para compra de bombas novas. Nós podemos consertar a bomba que nós temos. A gente ‘tá’ tentando conversar ‘pra’ que liberem, ‘pra’ que possamos fazer o serviço nessa aldeia o mais rápido possível”, disse Alberto Goulart, do Dsei-MA.

Segundo ele, os serviços também deverão ser realizados em outras comunidades indígenas que passam pelo mesmo problema de falta d’água.

Os funcionários presos são idosos e estão sem material de higiene no local.

Leia a nota da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop):

"A Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) informa que não procedem as informações acerca da retenção de servidores da Caema na TI Pindaré.

Houve, de fato, a tentativa de retenção dos servidores do DISEI-MA, órgão do Governo Federal, este responsável pelo abastecimento de águas nos territórios indígenas. Somente o veículo do DISEI-MA permanece retido na aldeia.

A Sedihpop informa ainda que está em diálogo com o DISEI-MA, a fim de melhorar os serviços prestados pelo órgão, como, já citado, o abastecimento de água, a manutenção de bombas d'água e os serviços de saúde."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.