BARRA DO CORDA - A Polícia Civil do maranhão (PC-MA) prendeu, nessa segunda-feira (27), três homens suspeitos de envolvimento em um esquema criminoso de grilagem de terras na região de Barra do Corda, a 444 km de São Luís. De acordo com as investigações, o grupo também estaria ligado ao assassinato de duas pessoas, ocorrido no início deste mês.
As vítimas, identificadas como Vaciderlan, conhecido como "Valcirzão", e Rodrigo, foram executadas a tiros dentro de uma caminhonete no bairro Tamarindo, em Barra do Corda, no dia 9 de janeiro. Segundo a polícia, os dois estavam contrariando os interesses do esquema criminoso e acabaram sendo mortos em razão da disputa por terras na região de Mirador e Fernando Falcão.
As investigações revelaram que o esquema envolvia a grilagem de até 20 mil hectares de terras, avaliadas em aproximadamente R$ 40 milhões. O grupo utilizava métodos como falsificação de documentos, deslocamento de matrículas, fraudes em georreferenciamento, além de ameaças a posseiros e agricultores familiares para consolidar o domínio das áreas.
A Justiça acatou o pedido de prisão dos suspeitos, que foram presos na Operação Tellus, uma ação que busca combater a grilagem de terras e a violência no interior do Maranhão. Apesar das prisões, três suspeitos de serem os mandantes dos homicídios seguem foragidos.
Segundo a polícia, as investigações continuam e devem contar com novas fases.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.