BALSAS – O Homomar de Balsas está com o estoque de sangue reduzido há vários meses. A baixa preocupa a direção porque o hemocentro é responsável por abastecer mais quatorze municípios da região Sul do Maranhão.
Segundo a enfermeira Tatiane Lima, o estoque até está cheio de bolsas, mas muitas delas não serão utilizadas por humanos, pois apresentaram algum tipo de alteração. A médica Lourdes Jucá, garante que doar sangue é seguro e não oferece riscos a saúde.
“Para o doador não tem risco nenhum, todo o material utilizado é descartável. E para aqueles que pensam que porque doou sangue uma vez vai ter que doar sempre, isso é mito. Não é obrigado doar todo vez”, disse Lourdes.
Segundo zeladora Maria Félix, que é doadora há seis anos, todo o procedimento para se tornar doadora foi rápido e não foi por causa de necessidade, para ela foi uma questão de solidariedade. “Para mim é um prazer muito grande ser doadora”, afirmou.
Para ser um doador de sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Pesar no mínimo 50Kg, estar descansado e alimentado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.