Investigação

Policiais militares são afastados após morte de homem em surto; caso aconteceu em Arame

Secretaria de Segurança Pública vai instaurar um inquérito administrativo para apurar o caso.

Imirante.com

- Atualizada em 15/01/2023 às 09h14

ARAME – A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) afirmou nesse sábado (14), que vai afastar das atividades operacionais os dois policiais militares que aparecem em vídeo atirando contra um homem que estaria em surto e fazia ameaças usando um facão. O caso aconteceu na tarde de sexta-feira (13), na cidade de Arame, a 480 km de São Luís.

Em vídeos gravados por populares, o homem aparece com um facão e ameaça os dois policiais com o facão dizendo 'pode atirar', enquanto vários moradores observam a cena.

Em dado momento da situação, um dos militares faz um tiro de advertência para o chão, mas ainda assim o homem segue se aproximando dos policiais. Em seguida, o homem caminha novamente em direção aos policiais e, desta vez, vários disparos são efetuados contra o indivíduo que cai no chão já morto.

Home foi morto no meu de uma movimentada avenida de Arame. (Foto: Reprodução)
Home foi morto no meu de uma movimentada avenida de Arame. (Foto: Reprodução)

De acordo com a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), o homem que aparece no vídeo não era da cidade de Arame e estava ameaçando várias pessoas com o facão. Há a suspeita de que ele seja do estado do Piauí, mas ainda não há confirmação.

O delegado Tiago Castro, da cidade de Arame, não autuou os policiais em flagrante por entender uma situação de legítima defesa por parte dos militares, visto o grau de ameaça que o homem antes de ser morto causava. Porém, ainda assim, um inquérito também foi instaurado para investigar o caso.

"Fiz esse despacho de não autuação. Porém, instaurei inquérito para apurar a situação de forma mais aprofundada. Inicialmente eu não autuei em flagrante, mas está sendo investigado o caso juntando imagens de câmeras de celulares, ouvindo diversas pessoas. Enfim, todas as diligências estão sendo tomadas pra que no final se conclua pela legítima defesa ou não”, disse o delegado. 

A SSP-MA também afirmou que vai instaurar um processo administrativo para apurar os fatos ocorrido. Até o fim da apuração, os militares envolvidos no caso ficarão afastados das atividades operacionais.

Leia a íntegra da nota da SSP-MA:

"A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), por meio da Polícia Militar (PMMA), informa que na cidade Arame/MA, no final da tarde desta sexta-feira (13), um senhor estava ameaçando feirantes e transeuntes com um facão. A guarnição policial do município foi acionada, porém, ao chegar ao local, o infrator ofereceu resistência, tendo a guarnição utilizado da arma de fogo para conter a ameaça oferecida por ele. O homem foi atingido pelos disparos e o SAMU foi acionado para prestar socorro, no entanto ele veio a óbito.

A Polícia Militar vai instaurar processo administrativo para apurar os fatos ocorridos e os policiais militares serão afastados das atividades operacionais até o término da apuração."

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.