Investigação

Homem é morto após ameaçar policiais com um facão em Arame, no interior do Maranhão

Segundo informações preliminares, o homem supostamente teve um surto.

Imirante.com

Atualizada em 14/01/2023 às 19h07
Homem foi morto em uma movimentada avenida de Arame.
Homem foi morto em uma movimentada avenida de Arame. (Foto: Reprodução)

ARAME - Um homem morreu após ser alvejado por tiros disparados por dois policiais militares, nessa sexta-feira (13), em Arame, a 478 km de São Luís. Toda a ação aconteceu no meio de uma movimentada avenida da cidade e foi registrada por pessoas que presenciaram a situação.

Informações prelimitares apontam que o homem estava supostamente em surto e ameaçava com um facão populares que estavam no mercado público da cidade. Para conter o homem, a Polícia Militar (PM) foi acionada ao local.

Assim que a equipe da PM chegou, o homem partiu pra cima dos militares com o facão. Os policiais chegaram a disparar tiros de advertência para que o suspeito se rendesse, o que não aconteceu.

Após não obedecer às ordens dos policiais, o homem acabou sendo baleado pelos militares e morreu no local.

Ao Imirante.com, o delegado Tiago Castro, da Delegacia Regional de Arame, informou que, após o fato, os dois policiais militares foram ouvidos, assim como as pessoas que presenciaram toda a ação.

“O caso chegou ao nosso conhecimento e a gente fez o procedimento legal, que foi ouvir os policiais, ouvir testemunhas que estavam lá no local e presenciaram a situação. A gente registrou a ocorrência, fez o exame cadavérico e anotamos todas as providências e eu fiz um despacho de não atuação em flagrante deles”, contou o delegado.

Ainda de acordo com o delegado, os militares não foram autuados em flagrante, pois a tese inicial é a de que eles agiram em legítima defesa, porém, um inquérito foi instaurado para apurar o caso.

"Fiz esse despacho de não autuação. Porém, instaurei inquérito para apurar a situação de forma mais aprofundada. Inicialmente eu não autuei em flagrante, mas está sendo investigado o caso juntando imagens de câmeras de celulares, ouvindo diversas pessoas. Enfim, todas as diligências estão sendo tomadas pra que no final se conclua pela legítima defesa ou não”, informou o delegado.

Em nota, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) informa que vai instaurar processo administrativo para apurar os fatos ocorridos e os policiais militares serão afastados das atividades operacionais até o término da apuração.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), por meio da Polícia Militar (PMMA), informa que na cidade Arame/MA, no final da tarde desta sexta-feira (13), um senhor estava ameaçando feirantes e transeuntes com um facão. A guarnição policial do município foi acionada, porém, ao chegar ao local, o infrator ofereceu resistência, tendo a guarnição utilizado da arma de fogo para conter a ameaça oferecida por ele. O homem foi atingido pelos disparos e o SAMU foi acionado para prestar socorro, no entanto ele veio a óbito.

A Polícia Militar vai instaurar processo administrativo para apurar os fatos ocorridos e os policiais militares serão afastados das atividades operacionais até o término da apuração.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.