Direitos Humanos

Integrantes do grupo de trabalho que irá discutir titulação de quilombolas em Alcântara são designados

Primeira reunião formal com a participação de todos os membros do colegiado deve ocorrer no final de setembro.

Imirante.com, com inform

Atualizada em 30/08/2023 às 22h47
A AGU vem se reunindo com as comunidades quilombolas e com os órgãos com competências relacionadas ao tema.
A AGU vem se reunindo com as comunidades quilombolas e com os órgãos com competências relacionadas ao tema. (Foto: Eduardo Queiroz/Ministério da Igualdade Racial)

ALCÂNTARA - Nesta quarta-feira (30) a Advocacia-Geral da União (AGU) publicou portaria com a designação dos integrantes do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) que irá discutir uma forma de conciliar a titulação territorial das comunidades remanescentes dos quilombos de Alcântara, no Maranhão, com o funcionamento do programa espacial brasileiro. 

Segundo a AGU, a previsão é de que até o final de setembro seja realizada a primeira reunião formal do colegiado, que será coordenado pela  Advocacia-Geral da União e contará com quatro representantes das comunidades quilombolas, além de representantes de 13 órgãos e entidades federais.

A AGU vem se reunindo com as comunidades quilombolas e com os órgãos com competências relacionadas ao tema desde a audiência pública da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) realizada em abril em Santiago, Chile, na qual o Estado Brasileiro reconheceu, de forma oficial, que violou os direitos de propriedade e de proteção jurídica das comunidades quilombolas no munícipio de Alcântara, interior do Maranhão.

O governo federal já assegurou R$ 30 milhões do orçamento da União para investimentos em políticas públicas nas comunidades da região – quantia correspondente à reparação financeira pleiteada pelos quilombolas. A viabilização do repasse contou com o empenho pessoal do advogado-geral da União, Jorge Messias.

Deste total, R$ 5 milhões já foram liberados por meio de portaria de suplementação orçamentária editada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento em favor do Ministério da Igualdade Racial. A disponibilização do restante do valor ocorrerá nos anos de 2024 e 2025.

O Ministério da Igualdade Racial discute com as comunidades quilombolas como e em quais ações os recursos serão investidos. Os investimentos serão feitos em parceria com o Instituto Federal do Maranhão e deverão ser direcionados a políticas públicas no território, voltadas ao fortalecimento institucional das comunidades e projetos para a geração de emprego e renda nas áreas da agricultura, pecuária e turismo de base comunitária.

Georreferenciamento

Além disso, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Incra (Incra) já iniciou a atualização do levantamento fundiário do território, de modo a subsidiar o trabalho do grupo e permitir a titulação aos quilombolas tão logo a solução que compatibilize que viabilize o funcionamento do programa espacial seja pactuada. O trabalho envolve o georreferenciamento do território, com a identificação dos imóveis rurais nele inseridos, sua respectiva titularidade e a identificação se são públicos ou privados.

O GTI deverá concluir seus trabalhos até abril de 2024, quando apresentará relatório circunstanciado com as diligências e discussões realizadas, bem como as propostas de consenso que forem alcançadas. O documento será encaminhado à Casa Civil, órgão ao qual caberá decidir sobre a adoção das medidas propostas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.