Base de Alcântara

Nova tentativa de lançamento de foguete sul-coreano em Alcântara está prevista para quarta-feira (15), diz major do CLA

No dia 21 de dezembro de 2022, o lançamento do foguete HANBIT-TLV precisou ser adiado por questão técnica.

Imirante, com informações da FAB

Atualizada em 09/03/2023 às 08h29
Foguete HANBIT-TLV, da empresa sul-coreana Innospace, será lançado direto do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
Foguete HANBIT-TLV, da empresa sul-coreana Innospace, será lançado direto do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). (Foto: Divulgação)

ALCÂNTARA - Está prevista para quarta-feira (15) a nova tentativa de lançamento experimental do foguete HANBIT-TLV, da empresa sul-coreana Innospace, direto do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. A informação foi confirmada pelo major Leander, do CLA. 

Contudo, o horário do lançamento ainda não foi informado. A missão depende das condições meteorológicas da região.

A Operação Astrolábio, resultado da parceria entre o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a empresa privada sul-coreana Innospace, foi retomada e uma nova janela de lançamento foi definida para o período de 7 a 21 de março de 2023.  

No dia 21 de dezembro de 2022, o lançamento do foguete HANBIT-TLV precisou ser adiado devido à uma questão de ordem técnica. De acordo com o CEO da Innospace, Kim Soojong, diversas ações foram planejadas e implementadas para que a próxima tentativa possa ocorrer de forma eficaz. “Assim como para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), a segurança também é uma prioridade para a Innospace. Estamos confiantes de que teremos um lançamento seguro e bem-sucedido”, comentou Kim Soojong.

Com o lançamento do HANBIT-TLV, o CLA chega ao 500º lançamento em 40 anos de história, apoiando inúmeros experimentos tecnológicos complexos e multidisciplinares.

New Space

New Space é um conceito atual no mercado espacial que prioriza o lançamento de satélites menores e mais leves, planejados para orbitarem por períodos mais curtos, o que diminui o tempo de fabricação e, principalmente, o custo dessas cargas úteis, além de potencializar o desenvolvimento de pesquisas espaciais devido à constante atualização das tecnologias envolvidas e a facilidade crescente na miniaturização e utilização de novos componentes.

Sobre a carga útil

O foguete sul-coreano é equipado com a carga útil denominada Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), desenvolvida pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O SISNAV é um experimento tecnológico brasileiro essencial para a navegação autônoma de foguetes, que permitirá ao Brasil um grande passo em direção à independência no desenvolvimento de veículos para lançamentos de satélites de todos os tipos. O Projeto SISNAV está inserido dentro do Sistema de Navegação e Controle (SISNAC), previsto para o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) da FAB, focado em órbitas baixas do New Space.

Essa missão propicia o desenvolvimento técnico e operacional das equipes envolvidas no que tange à tecnologia de propulsão híbrida, avaliação do desempenho em voo do SISNAV e sistemas de rastreio, transmissão e recebimento de dados. Dessa forma, o Programa Espacial Brasileiro será fortalecido, mostrando ao mundo a capacidade do Brasil de desenvolver tecnologias aeroespaciais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.