Apreensão

Jovem com 24 comprimidos de anfetamina é apreendido em Açailândia

O homem foi autuado pelo crime de porte ilegal de droga para consumo próprio.

Imirante.com

A apreensão foi feita durante uma fiscalização na BR-222, no município de Açailândia.
A apreensão foi feita durante uma fiscalização na BR-222, no município de Açailândia. (Foto: divulgação / PRF-MA)

AÇAILÂNDIA - Um homem, de 21 anos, foi encontrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF-MA), com 24 comprimidos de anfetamina, conhecidos como "rebites", em um caminhão. A apreensão foi feita durante uma fiscalização na BR-222, no município de Açailândia.

De acordo com as informações da PRF, por meio de consultas no sistema da polícia, foi identificado que o motorista do caminhão possuía apenas habilitação provisória nas categorias A e B, quando o correto seria ter a categoria C ou superior para conduzir esse tipo de veículo.

A PRF também afirmou que o veículo estava em nome de uma empresa de São Luís, que acabou causando uma estranheza para os policiais, o fato da empresa ter confiado a uma pessoa não habilitada para dirigir esse veículo. Portanto, foi feito à revista no interior da cabine do veículo.

Durante a abordagem, o motorista alegou que os comprimidos eram para consumo próprio, tendo ingerido uma unidade pela manhã.

O homem foi autuado pelo crime de porte ilegal de droga para consumo próprio. Por ser considerado pela legislação como crime de menor potencial ofensivo, o motorista assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), elaborado pela PRF, comprometendo-se a comparecer em juízo quando intimado.

Riscos da droga

A anfetamina é um tipo de substância psicoativa que afeta o sistema nervoso central. Ela é conhecida por sua capacidade de inibir o sono, dando uma falsa sensação de diminuição da fadiga, uma característica que tem levado alguns motoristas a fazer uso indevido da substância para prolongar suas viagens.

No entanto, o uso da anfetamina é expressamente proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido aos graves riscos à saúde e aos perigos associados à condução sob a influência dessa substância nociva. A importação e comercialização dessa substância é ilegal no Brasil.

Um estudo divulgado em 2017 aponta que adultos que usam anfetaminas como drogas recreativas, como ecstasy, podem ter um desgaste prematuro do coração e sofrer de problemas cardíacos normalmente associados com pessoas mais velhas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.