Crime

VÍDEO: casal é preso por maus-tratos a animais em Açailândia

Além de cães, cinco pássaros foram apreendidos na casa.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
 No local foram encontrados cinco pássaros silvestres conhecidos como “trinca-ferro e curió”. (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)
No local foram encontrados cinco pássaros silvestres conhecidos como “trinca-ferro e curió”. (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)

AÇAILÂNDIA - A Polícia Militar deflagrou uma operação na Vila Ildemar, em Açailândia, após denúncias de maus tratos a animais. Quando os policiais adentraram a residência com permissão da proprietária constataram que havia cachorros com visíveis sinais de maus tratos, extremamente magros, em um beco estreito cheio de fezes e sem cobertura. A água servida aos cães também continha fezes e não havia alimento disponível. No local foram encontrados cinco pássaros silvestres conhecidos como “trinca-ferro e curió”.

Leia também:

Polícia indicia por maus-tratos dono de cão encontrado abandonado

Vereador do Maranhão é detido pela PRF por maus-tratos a animais silvestres

A mulher foi encaminhada à delegacia e enquanto prestava depoimento o delegado solicitou que os policiais voltassem à residência. O proprietário que havia chegado também foi conduzido e durante consulta ao sistema foi constatado que ele já tinha sido conduzido outras vezes por porte ilegal de arma de fogo e em posse de animais utilizados para caça.

Assista ao vídeo da abordagem policial:

Os três cães apreendidos na residência foram levados para um lar provisório e os pássaros para a Base do IBAMA /ICMBIO.

 Os cães foram levados pela polícia.(Foto: Divulgação/ Polícia Militar)
Os cães foram levados pela polícia.(Foto: Divulgação/ Polícia Militar)

Crime

Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, sancionada em setembro, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial.

Denúncia

Quem presencia maus tratos com animais e deseja denunciar, deve seguir as seguintes recomendações: reunir todas as provas existentes (como fotos, vídeos, imagens de circuitos de condomínios, áudios) e com o material em mãos, ir até uma delegacia de polícia e registrar o boletim de ocorrência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.