Maus-tratos

Polícia indicia por maus-tratos dono de cão encontrado abandonado

O animal, que estava amarrado e sem comida e água, foi resgatado no dia 29 de março, em um prédio abandonado.

Imirante.com, com informações da Polícia Civil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Cachorro foi encontrado em prédio abandonado.(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Cachorro foi encontrado em prédio abandonado.(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

SÃO LUÍS – A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), concluiu inquérito policial que investigava a prática do crime de maus-tratos contra o cão Sansão. O animal, que estava amarrado e sem comida e água, foi resgatado no dia 29 de março, em um prédio abandonado.

Leia também:

Vereador do Maranhão é detido pela PRF por maus-tratos a animais silvestres

Dezembro Verde alerta sobre maus-tratos e abandono de animais

Exames clínicos feitos no animal constataram que ele sofria de uma doença chamada anaplasma, que é decorrente da infestação de carrapatos. O cão chegou a ficar internado por cinco dias no hospital e foi liberado.

Segundo a Polícia Civil, fato ganhou grande repercussão, principalmente nas redes sociais, onde internautas exigiam que as autoridades resgatassem imediatamente o animal, que latia incessantemente à procura de socorro.

Segundo o delegado Paulo Arthur, do 5º Distrito da área Itaqui-Bacanga, depoimentos de vizinhos contribuíram na constatação de que o cachorro sofria maus-tratos e vivia em péssimas condições. Com isso, foi pedida a perda de propriedade do cão e ele agora deve seguir para adoção.

Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, sancionada em setembro, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial.

A Polícia Civil disponibiliza o número de Whatsapp (98 98418-5661) para que a população possa realizar denúncias, sendo garantido o total sigilo do denunciante.

Assista ao vídeo feito pela Polícia Civil:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.