Covid-19

Atendimentos no Hospital de Campanha de Açailândia serão estendidos até 31 de outubro

Hospital, construído em 26 dias, está localizado nas proximidades do Fórum de Açailândia, no bairro Tropical.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Unidade foi montada em parceria com a mineradora Vale.
Unidade foi montada em parceria com a mineradora Vale. (Foto: Divulgação)

AÇAILÂNDIA – Os atendimentos no Hospital de Campanha de Açailândia, na região tocantina do Maranhão, serão prorrogados até o dia 31 de outubro, para pacientes com a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A unidade foi montada em parceria com a mineradora Vale.

O Hospital de Campanha de Açailândia foi o primeiro nesses moldes para atendimento às vítimas do novo coronavírus do Maranhão. A unidade foi entregue no dia 16 de maio. O hospital, construído em 26 dias, está localizado nas proximidades do Fórum de Açailândia, no bairro Tropical. “Levando em conta os indicadores da região tocantina, resolvemos prorrogar até o dia 31 de outubro por segurança”, disse Flávio Dino.

Números

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na noite dessa quinta-feira (17), em Açailândia já foram registrados 3.261 casos confirmados da Covid-19. Já em Imperatriz, o número é de 5.877.

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Imperatriz é de 74,07%. Isso significa que dos atuais 54 leitos existentes, 40 estão ocupados e apenas 14 seguem livres.

Hospital de Campanha de São Luís

Na capital maranhense, o Hospital de Campanha de São Luís encerrou suas atividades nessa quinta-feira (17). A unidade, inaugurada em 18 de maio, foi montada no Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, possuindo 3.500 m² e contando com 200 leitos, sendo 186 clínicos e 14 de UTI.

A justificativa para a desativação da unidade, segundo o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), é a diminuição dos casos de Covid-19 na capital maranhense. "Avaliamos que, hoje, ele não é mais necessário. O hospital tem uma taxa de ocupação muito baixa, e não se justifica, sob a ótica do princípio da economicidade, a sua manutenção”, explicou Dino em entrevista coletiva no dia 4 de setembro.

Testagem drive-thru

Mesmo com a desativação do Hospital de Campanha de São Luís nessa quinta-feira (17), o complexo do Multicenter Sebrae continua sendo local de ações da área da saúde. Desde o último dia 10 de setembro, idosos e gestantes podem realizar testagem de Covid-19, no modelo drive-trhu, ou seja, sem precisar sair do carro, no estacionamento do Multicenter Sebrae.

As testagens serão realizadas até o dia 30 de setembro, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Coronavírus no Maranhão

Ainda segundo o boletim epidemiológico da SES, o Maranhão tem 165.499 casos confirmados e 3.622 mortes pela Covid-19. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão registrou mais uma queda e está em 2,18%.

Também segundo a SES, 156.276 pessoas estão curadas do novo coronavírus no Maranhão. A SES ainda revelou que 880 pacientes se recuperaram da Covid-19 nas últimas 24 horas no Estado e receberam alta, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.