AÇAILANDIA – Os vereadores de Açailândia cassaram, na noite desta terça-feira (21), o mandato da prefeita Gleide Lima Santos (PMDB). Com isso, o vice-prefeito Juscelino Oliveira (Solidariedade) deverá ser empossado no cargo nas próximas horas.
A sessão que culminou com a cassação do mandato de Gleide Santos, uma das mais longas realizadas pela Câmara, terminou pouco depois das 22h. Dezenas de pessoas acompanharam a sessão.
Eleita prefeita de Açailândia nas eleições de 2012 com 51,80% dos votos (28.993 votos válidos) Gleide Santos vinha enfrentando problemas para administrar e chegou a ser afastada do comando do município, por trinta dias, por crime de Improbidade Administrativa. Nesse período, o município foi governado pelo então vice-prefeito Juscelino Oliveira.
Após recorrer à Justiça, ela conseguiu retornar ao cargo graças a uma liminar expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Desde o retorno, a Câmara de Vereadores criou uma comissão para apurar as supostas irregularidades cometidas pela administração de Gleide Santos e todos os levantamentos foram listados num relatório apresentado no plenário.
A comissão sugeriu, no relatório, a cassação do mandato da prefeita. Após debate entre os vereadores e advogados, a proposta foi colocada em votação, que para surpresa de muita gente, foi aprovada por todos os 14 vereadores presentes. Não estavam presentes no momento da votação os vereadores Bbezão; Joseli Moreira e Lenilda Costa.
Veja quem votou
Votaram pela cassação do mandato os vereadores Aluisio Silva; Fanio Maria; Professor Pedro; Vagnaldo; Márcio Aníbal; Carlinhos do Fórum; Marquinhos; Diomar Freire; Fátima Camelo; Bento Camarão; Paulo Canarama; Anselmo Roca; Canela e Fábio Pereira.
Saiba Mais
- Ex-presidente da Câmara de Açailândia é condenado a 12 anos de reclusão
- Açailândia se destaca no ranking de 20 municípios de maior expansão do emprego no país
- Após três meses conversando pelo WhatsApp, mulher marca encontro e é furtada
- Três irmãos são assassinados em barbearia de Açailândia
- MP-MA aciona prefeito por recebimento irregular de diárias
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.