Mistério

Derrubada de monumento intriga moradores em Açailândia

As toras foram erguidas na gestão do ex-prefeito Ildemar Gonçalves.

Diego Sousa / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
 Monumento foi derrubado por tratores, durantea madrugada. (Foto: Divulgação / Armando Legal)
Monumento foi derrubado por tratores, durantea madrugada. (Foto: Divulgação / Armando Legal)

AÇAILÂNDIA - As toras em formato de T, que foram tombadas pela Câmara Municipal de Açailândia e fazem parte do patrimônio cultural da cidade, amanhecem derrubadas, neste sábado (6).

A queda do monumento, que já foi usado no imaginário popular como símbolo associado à macumba e satanismo, ainda não teve autoria identificada. Alguns moradores registraram, em vídeo, a derrubada das toras, durante a madrugada.

Monumento

Fixados no centro da rotatória, localizada no entroncamento das BRs 010 e 222, na entrada da cidade, os troncos de árvore de Pequi foram erguidos na gestão do ex-prefeito Ildemar Gonçalves.

Segundo informações, a ideia inicial é que seria colocada uma réplica em tamanho natural de um touro e outra réplica de lingote de ferro gusa. Fato que não aconteceu devido aos protestos de profissionais da imprensa e de associações da cidade.

 Toras foram erguidas na gestão do ex-prefeito Ildemar Gonçalves. (Foto: Divulgação / Armando Legal)
Toras foram erguidas na gestão do ex-prefeito Ildemar Gonçalves. (Foto: Divulgação / Armando Legal)

O monumento continuou improvisado e, posteriormente, foi tombado pela Câmara Municipal no dia 10 de dezembro de 2012, ainda na gestão de Ildemar.

A assessoria de comunicação da prefeitura de Açailândia informou ao Imirante Imperatriz que irá se pronunciar sobre o fato na próxima semana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.