AÇAILÂNDIA - A Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA) reuniu produtores rurais e representantes de sindicatos rurais do sul do Maranhão na noite de sexta-feira (20), em Açailândia. O encontro pontuou questões como Código Florestal, Cadastro Ambiental Rural e Programa de Regularização Ambiental.
O Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) apoiou esta iniciativa. Na ocasião, o consultor da FAEMA, César Rodrigues Viana, falou sobre o uso, preservação, conflitos e a importância política do Novo Código Florestal. Durante a palestra, ele destacou as transformações deste regulamento.
Cerca 150 produtores rurais participaram do evento, no auditório da Associação Comercial e Industrial. De acordo com César Rodrigues, este momento possibilita uma discussão e troca de informações com os produtores rurais. “A palestra tem o objetivo de proporcionar o nivelamento de conhecimento Maranhão,” comentou.
A discussão também tratou do zoneamento que é elaborado pelo Estado. Isso incluiu o debate sobre a redução da reserva legal na região de 80% para 50%. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA) nortearam toda a palestra. Outros municípios do Maranhão serão contemplados com estas conferências.
CAR – É um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
PRA - Programa De Regularização Ambiental é o conjunto de ações ou iniciativas a serem desenvolvidas por proprietários e posseiros rurais com o objetivo de adequar e promover a regularização ambiental.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.