Festival de Cinema

Abertas inscrições para o Festival Guarnicê de Cinema

Evento será realizado, de maneira híbrida, dos dias 17 a 24 de setembro.

Na Mira, com informações da UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
As mostras competitivas nacionais são de filmes de longa e curta-metragem.
As mostras competitivas nacionais são de filmes de longa e curta-metragem. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - As inscrições da 44ª edição do Festival Guarnicê de Cinema começaram nessa quinta-feira (27). Os interessados podem se inscrever por meio de formulários disponíveis no site guarnice.ufma.br. O evento será realizado, de maneira híbrida, contendo ações presenciais e on-line, dos dias 17 a 24 de setembro.

Leia também:

3ª Mostra Novo Cinema Maranhense acontece de 19 a 22 de dezembro em formato online

Maranhenses são destaque em Festival de Cinema Negro

Programação virtual do Festival Guarnicê tem diversas opções

As mostras competitivas nacionais são de filmes de longa e curta-metragem. Os realizadores maranhenses concorrerão nas categorias filme publicitário, reportagem televisiva e videoclipe, além de longa, curta e curtíssima-metragem.

Podem se inscrever no festival realizadores brasileiros, ibero-americanos e de países de língua portuguesa. O Guarnicê aceita obras audiovisuais finalizadas a partir de outubro de 2019. A participação no festival é gratuita.

Entre os prêmios ofertados pelo Guarnicê estão o de melhor filme de longa-metragem nacional, que recebe R$ 20 mil, e o de melhor curta nacional, contemplado com R$ 12 mil. A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) destina dez salários mínimos aos melhores filmes maranhenses. Outros detalhes sobre a premiação, assim como todas as informações do Guarnicê, se encontram no regulamento do festival.

O Festival

Quarto mais antigo festival de cinema do Brasil, o Guarnicê é realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A programação do festival inclui mostras competitivas e paralelas, assim como ações formativas que abrangem oficinas audiovisuais, palestras e workshops com especialistas em cinema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.