Oportunidade

Centro Cultural Vale Maranhão lança nova edição do edital Pátio Aberto

Edital selecionará projetos de artistas maranhenses nos campos da música, cultura popular, audiovisual, teatro e dança.
Na Mira, com informações do CCVM26/03/2021 às 09h25
Inscrições vão até o próximo dia 8 de abril. Foto: Divulgação/CCVM

SÃO LUÍS - O Centro Cultural Vale Maranhão lançou no último dia 9 de março, o edital Pátio Aberto 2021. A chamada pretende abrir cada vez mais espaço para que artistas e produtores culturais maranhenses possam mostrar seus trabalhos, e o edital é voltado para projetos de apresentações de cultura popular, shows, espetáculos de teatro e dança, exibições audiovisuais e performances. As inscrições vão até o próximo dia 8 de abril, e podem se inscrever artistas maranhenses ou residentes no estado há mais de dois anos.

Leia também:

Projeto Pátio Aberto 2020 será realizado de forma on-line

Desde a primeira edição, o Pátio Aberto contemplou 174 projetos das mais diversas linguagens artísticas e, todo ano, seleciona propostas vindas da capital e do interior do estado. Ao todo, artistas de 31 cidades maranhenses já foram contemplados. Dentro da cultura popular, já passaram pelo pátio do CCVM 64 atrações, algumas pouco conhecidas, como o Reisado de Caxias, a Dança do Tamassaê, o Coco Manhoso do Quilombo Careminha, a Dança da Mangaba, entre outros. Os grupos de Bumba Meu Boi também marcaram sua presença, com a participação de brincadeiras de diversos sotaques. “Quando nos apresentamos no Pátio Aberto, muitas pessoas puderam conhecer nossa dança, e com o prêmio renovamos a indumentária e os instrumentos da brincadeira. Participar dos editais do CCVM nos possibilita dar continuidade ao nosso trabalho à frente da cultura popular maranhense. Sempre me inscrevo e incentivo meus colegas de outras brincadeiras a fazerem o mesmo” conta Martinha Cruz dos Santos, presidente da Dança do Tamassaê, projeto contemplado no ano de 2019.

Edital pretende abrir cada vez mais espaço para artistas. Foto: Divulgação/CCVM

Durante o período pandêmico de 2020, os artistas puderam integrar a programação virtual do CCVM, sob o selo CCVM Digital. O conteúdo está disponível integralmente no canal do YouTube. “O edital Pátio Aberto é uma importante ferramenta de mapeamento das produções culturais do Maranhão, principalmente no que tange expressões do patrimônio imaterial do estado. Para essa edição, continuamos na expectativa de poder difundir os artistas da cena maranhense em nossos canais virtuais, na expectativa de que em breve possamos nos encontrar no pátio de nossa sede, como no princípio”, afirma o diretor e coordenador artístico do CCVM, Gabriel Gutierrez.

As inscrições poderão ser realizadas de 09 de março a 08 de abril. O edital completo e a ficha de inscrição estarão disponíveis para download no site do Centro Cultural Vale Maranhão (www.ccv-ma.org.br). A ficha de inscrição deverá ser enviada para o e-mail patioaberto@ccv-ma.org.br ou para o endereço Av. Henrique Leal, 149- Praia Grande, São Luís/MA- CEP: 65010-160.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.