Reabertura

Museu da FMRB reabre para visitações em São Luís

Público já pode visitar presencialmente o museu, no Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís.

Divulgação / FMRB

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Os visitantes devem obedecer aos protocolos de prevenção a Covid-19.
Os visitantes devem obedecer aos protocolos de prevenção a Covid-19. (Foto: Divulgação / César Barata)

SÃO LUÍS - O museu da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), reabriu as portas para o público neste mês de fevereiro. Segundo a Secretaria de Estado da Cultura (Secma), os visitantes já podem visitar presencialmente o museu, no Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís, desde que usem máscara e sigam os protocolos de prevenção a Covid-19.

Leia também:

Após reforma, Museu Cafua será reaberto nesta sexta-feira (20)

Maranhense Enoque Silva lança exposição virtual carnavalesca

Apesar da reabertura, a Secma orienta ainda que pessoas acima de 60 anos ou que apresentem comorbidades optem pela visita virtual. Além disso, as visitas devem ser realizadas preferencialmente de forma individual ou em grupos de pessoas da mesma casa, com uso de máscara e distanciamento. O museu dispõe também de álcool em gel gratuito para todos.

Acervo

O acervo do museu da FMRB guarda quase 5 mil obras de arte, objetos decorativos, gravuras, esculturas, coleção de selos, medalhas, condecorações e artesanatos de vários países. As obras de arte oriundas de diversos estados do Brasil e do exterior registram o esforço do governo civil pós-ditadura para valorizar a diversidade cultural do Brasil e refazer a diplomacia tradicionalmente neutra do país no exterior. Importantes obras artísticas, como a Seção de Obras Africanas e peças de origem portuguesa, por exemplo, deixam perceber como o Brasil dava os primeiros passos para a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Além disso, são mais de 25 mil livros, dentre os quais aproximadamente 3 mil obras raras, e um vasto acervo documental da Presidência da República, do Senado e do Governo do Maranhão. Os documentos contam a história de como o Brasil deixou a ditadura militar e assentou as bases democráticas para o processo conhecido como Redemocratização, quando os civis retomaram o Governo Federal após 20 anos de ditadura militar.

Visitas

O museu da FMRB está aberto ao público às segundas-feiras, das 13h às 18h; de terça à sexta, das 8h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h. Para quem não pode ou prefere ficar em casa, várias peças do museu e outras curiosidades estão disponíveis de forma virtual pelo instagram @fmrb.ma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.