Exposição

Fotógrafo apresenta exposição "Mother: Maternos Semblantes"

As obras estão disponíveis no Espaço de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça.
Na Mira, com informações da assessoria04/08/2020 às 08h19
Fotógrafo apresenta exposição "Mother: Maternos Semblantes"O fotógrafo Marcelo Cunha conta que, no seu trabalho, não costuma contratar modelos profissionais. “Gosto de contratar ‘pessoas reais’. (Foto: Marcelo Cunha)

SÃO LUÍS - Inspirado na maternidade e na figura da mãe jovem, o fotógrafo Marcelo Cunha apresenta a exposição “Mother: Maternos Semblantes”, em mostra no Espaço de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça, Calhau. Ao todo, são seis quadros de fotografias que utilizam um conceito orgânico e sem manipulação digital.

Por meio de cada uma das imagens, Marcelo Cunha cria uma narrativa revelando particularidades da mãe, usando os efeitos de luz e edição. “Cada título das obras tem um fragmento para o que aquela pessoa representa para além da figura de mãe. Tem foto que mostra mais o mistério, um certo cansaço ou a juventude dela. O mais importante é o que for explorado do semblante da modelo”, relata.

O fotógrafo conta que, no seu trabalho, não costuma contratar modelos profissionais. “Gosto de contratar ‘pessoas reais’. Pessoas que estão ali, em seus cotidianos, e que mostram algum aspecto interessante onde eu possa abordar sensações ou emoções específicas. Nesse caso foram emoções dentro da maternidade”, afirma.

Segundo o artista, formado em Belas Artes pela Universidade de Fortaleza (Unifor), a intimidade criada com as pessoas durante os ensaios lhe traz grandes possibilidades criativas. “Há alguns ensaios que demoram muitas horas e geralmente eu converso muito com a pessoa. Vamos nos conhecendo e a gente faz essa troca, que me traz sensações e intuições criativas que eu vou abordando no decorrer do ensaio”, conclui.

Marcelo também relatou a escassez de galerias para exposições físicas de fotografias em São Luís e a dificuldade que o gênero enfrenta para ser considerado obra de arte e agradeceu espaço cedido pelo Ministério Público para mostrar seu trabalho.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.