Durante a quarentena

Biblioteca Benedito Leite oferece obras em acervo digital

São mais de 3.500 obras raras disponíveis gratuitamente.

Na Mira, com informações da Secma

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
No último domingo (3) a biblioteca completou 189 anos de funcionamento.
No último domingo (3) a biblioteca completou 189 anos de funcionamento. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Com quase dois séculos de história, a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL) também precisou fechar as portas do seu prédio centenário no início de março, diante do aumento de casos da Covid-19 no Maranhão. Mas nem a pandemia do novo coronavírus foi capaz de parar as atividades da biblioteca.

A BPBL migrou seus serviços para a internet durante a quarentena e está oferecendo produtos virtuais e ações remotas de incentivo à leitura durante o período de isolamento social.

No último domingo (3) a biblioteca completou 189 anos de funcionamento. Com uma trajetória secular ligada à cultura do livro, a biblioteca comemora mais um aniversário com atividades em mídias eletrônicas e um valioso acervo digital, com mais de 3.500 obras raras disponíveis gratuitamente e com acesso livre. O acervo está disponível no site da instituição.

Exemplar disponível no acervo

“Não estamos distantes do nosso público. Estamos com várias ações virtuais. Pessoas no mundo inteiro estão podendo acessar nossas obras raras por meio dos nossos meios digitais. Só em março foram mais de 1.300 pessoas que utilizaram o nosso acervo ”, informa a diretora da BPBL, Aline Nascimento.

A campanha ‘Autores Maranhenses e suas obras’ é uma das atividades online. Escritores de qualquer município do estado podem ter seus trabalhos divulgados. Já participaram autores de cidades como Caxias, São Vicente Férrer e Itapecuru.

Também foi lançado o projeto ‘Biblioteca Pública Benedito Leite Indica’, que divulga diariamente obras premiadas para o público infanto-juvenil.

“Estamos com o prédio da biblioteca fechado, os servidores estão em isolamento, mas estamos o tempo todo, diariamente, levando informação e conhecimento para a comunidade”, ressalta Aline Nascimento.

A campanha online de incentivo à leitura ‘Que livro você está lendo?’ é um dos destaques da BPBL para a temporada de confinamento. A ideia deu certo e, na última terça-feira (5), a campanha também foi lançada na Região Tocantina, em alusão ao Dia Internacional da Língua Portuguesa.

Lançado no início de abril, o desafio tem reunido artistas, jornalistas, professores e leitores de todas as idades. O conteúdo é disponibilizado nas redes sociais.

Modernização

Mas o universo online não é novidade na rotina de trabalho da BPBL. Apesar de ser a segunda mais antiga do Brasil, a biblioteca foi uma das pioneiras no Nordeste e no país no trabalho de digitalização e hoje conta com um vasto acervo com quase 9 mil obras raras digitais, como um manuscrito de Machado de Assis enviado ao teatrólogo maranhense Arthur Azevedo.

Exemplar disponível no acervo

“A Biblioteca tem que se modernizar, atender a comunidade nos seus anseios informacionais. Percebemos que a informação não está apenas no livro físico e estamos entre as cinco bibliotecas públicas mais modernas do país. Temos a tecnologia a nosso favor e a gente procura falar a linguagem que a comunidade quer ouvir”, frisa a diretora Aline Nascimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.