Entrevista

Conheça a história do cosmaker Marcelo "Robocop"

O profissional é um dos maiores nomes na fabricação de cosplays e acessórios no Brasil.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09

Se você teve a sua infância dentro do anos 80 ou 90, com certeza vai lembrar dos personagens que o cosmaker Marcelo "Robocop" homenageia por meio do seu talento. Especialista em confeccionar as indumentárias de heróis de seriados japoneses como Jaspion, Jiraiya e Jiban, o mineiro nascido em Caratinga é um verdadeiro fenômeno e admirado por todos do mundo geek.

Marcelo Senra Ferreira, de 34 anos, conhecido como ''Marcelo Robocop'', recebeu esse apelido pela primeira armadura que fez. Ele admite ser um grande do policial ciborgue mais famoso do cinema. Cada peça é produzida com muita dedicação e diversos processos que vão desde a criação dos moldes no papel até o acabamento final como a pintura. O artista usa materiais como silicone, massa plástica, resina e fibra de vidro e foi elogiado até mesmo pelo ator original que interpretou o Jiraya na série japonesa, Takumi Tsutsui.

Você sabe que é um cosmaker?

O termo cosplay surgiu da junção de outras duas em inglês: costume (fantasia) + play (brincar). O cosplayer é a pessoa que costuma se fantasiar de personagens japoneses e dos games mais famosos, mas esses trajes podem variar bastante e há uma infinidade de produções criativas nessa moda. Por sua vez, o cosmaker é a pessoa que elabora e reproduz roupas e acessórios, baseados em mídias já existentes. Desde o molde e escolha do tecido até a finalização de perucas e adereços, cabe a este profissional todo um trabalho de pesquisa e experimentação, que em alguns casos pode durar meses.

Marcelo "Robocop" se tornou um dos cosmakers com mais renome no Brasil e as suas obras viajam todo o país. ''Estou terminando até o fim do ano três armaduras, do jaspion nova, jiraya e power ranger para fãs que me procuram para obter as peças tão sonhadas.", comenta Marcelo.

Para proporcionar um "esquenta" para o OnPix 2020, o Imirante.com aproveitou a passagem de Marcelo "Robocop" pela capital maranhense para entrevistá-lo. Veja o vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.