Arte e cultura

Exposição "Olhar que Ecoa" é aberta na Galeria Trapiche, em São Luís

As obras são do artista visual Mário de Jesus.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
As obras revelam a singularidade do estilo do artista, com figuras mitológicas e religiosas, em sua maioria, que apresentam uma série de simbolismos.
As obras revelam a singularidade do estilo do artista, com figuras mitológicas e religiosas, em sua maioria, que apresentam uma série de simbolismos. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - A exposição "Olhar que Ecoa", do artista visual Mário de Jesus, será aberta nesta quinta-feira (12), às 19h, na Galeria Trapiche Santo Ângelo. A mostra fica em cartaz até o dia 17 de janeiro de 2020, sendo a exposição que encerra a temporada de Ocupação Trapiche deste ano. A exposição pode ser conferida pelo público de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h, com entrada gratuita. A Galeria está localizada na Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração.

Leia também: Há mais de 20 anos vivendo em Londres, Geraldo Frazão retorna a São Luís com exposição

“Estamos finalizando mais um ano de atividades da Galeria, que além dos projetos permanentes, como o Ateliê Trapiche com os cursos e oficinas, temos esta Chamada Pública que permite um amplo fluxo de artistas locais e nacionais neste equipamento. O principal objetivo da ocupação é o de atender à política cultural municipal que incentiva o fomento às artes visuais por meio de atividades de circulação de obras e intercâmbio do trabalho de artistas de diferentes regiões. Por se tratar de uma chamada pública nacional, conseguimos trazer para a Galeria obras de todo país, mas sempre priorizando os artistas locais”, contou a diretora da Trapiche Santo Ângelo, Camila Grimaldi.

"Olhar que Ecoa" é a primeira exposição individual de Mário de Jesus. As obras revelam a singularidade do estilo do artista, com figuras mitológicas e religiosas, em sua maioria, que apresentam uma série de simbolismos. Ele é artista visual, ator e poeta, tendo realizado cursos no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho e no Centro de Artes Cênicas do Maranhão. Seu trabalho transpassa artisticamente pela linguagem visual, teatral e da poesia. “Esta exposição objetiva nos conduzir a uma viagem para dentro de nós, questionando sobre aquilo que nos agrega como valores espirituais, fé e moral”, destaca Mário de Jesus.

Exposição e oficina

A oficina de desenho do Ateliê Aberto, com Raoni de Aquino, nos dias 5 e 6 de dezembro, marcou o encerramento da exposição "O Mundo de Raoni Art", mostra que estava em cartaz desde o dia 6 de novembro, na Galeria Trapiche, e recebeu visitantes de São Luís, Vargem Grande, Miranda do Norte, Pinheiro, Presidente Sarney, Peri Mirim, Cururupu, Porto Rico e turistas de Brasília e Pernambuco.

Na oficina, em folhas de papel canson e papelão, os alunos aprenderam na prática as técnicas do desenho e escultura cubista, a partir de traços com carvão e montagem de peças utilizando material reciclado. Na oportunidade, os participantes conheceram também os fundamentos do desenho cubista, viram exemplos de artistas da atualidade que usam essas técnicas, além de grandes referências deste movimento artístico, como Pablo Picasso.

Composta por 55 obras, entre retratos de figuras públicas, artistas e pessoas do círculo familiar de Raoni de Aquino, além de dois autorretratros dele, a mostra trouxe elementos da sua trajetória. “A exposição teve um retorno muito positivo por parte do público, em que demonstraram interessem em aprender a técnica utilizada, o tipo de material e a motivação para montar ‘O mundo de "Raoni Art".

Acompanhei alguns grupos de visitantes em que pude contar a história de cada quadro e de cada técnica. Pela procura resolvemos realizar esta oficina que inicialmente era para produzir desenhos cubistas baseados em elementos maranhenses, como casarões e personagens do bumba meu boi, mas que ampliamos e deixamos a temática livre”, frisou Raoni de Aquino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.