14ª Semana do Teatro no Maranhão

Espaços públicos da cidade recebem programação gratuita nesta sexta (22)

Espetáculos do Maranhão e Rio de Janeiro estão entre as atrações.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
O espetáculo “Ariano, o Cavaleiro Sertanejo” fechará a programação desta sexta (22).
O espetáculo “Ariano, o Cavaleiro Sertanejo” fechará a programação desta sexta (22). (Foto: Zayra Lisboa)

SÃO LUÍS - Uma programação gratuita e variada será apresentada para pessoas de todas as idades, nesta sexta (22), pela 14ª Semana do Teatro no Maranhão, em diversos espaços públicos da cidade.

No Teatro Arthur Azevedo, a programação começa às 10h, com o espetáculo “Soldado e a florista”, do Humanitas Grupo de Teatro, de Timon (MA). O romance infanto juvenil conta a história de João e Maria, um soldado e uma florista recém-casados. Ela adora flores e quer construir um jardim suspenso.

O lugar escolhido e nenhum pouco comum é “A Floresta das Árvores Cantoras”. João adora aventuras, e por isso será o guia até a floresta. Mas, para um herói atrapalhado a missão torna-se difícil, pois conseguir realizar os sonhos de uma esposa exigente não é uma simples tarefa.

Leia também: 14ª Semana do Teatro segue com programação diversificada em SL

Estreado em Campinas (SP) pela Companhia Humatriz de Teatro, o texto ganhou uma adaptação feita por Júnior Marks para comemorar os 18 anos do Humanitas – grupo de teatro. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro uma hora antes do espetáculo.

Às 17h30, é a vez do Núcleo de Teatro de Bonecos Pés de Fulô apresentar a performance de um trio de palhaços com “Circo Pinico Sem Tampa”, carregando na bagagem suas palhaçarias, suas artes e artimanhas para divertir com alegria o seu respeitável público no Anfiteatro Beto Bittencourt, localizado na área externa do Centro de Criatividade Odylo Costa filho.

Na sequência, a Pequena Companhia de Teatro apresenta “Pai e Filho”, do dramaturgo e encenador Marcelo Flecha, homenageado oficial da 14ª Semana do Teatro no Maranhão. O drama, inspirado na obra “Carta ao Pai” de Franz Kafka, discute as relações de poder, originadas na estrutura familiar.

Na peça, um homem (Jorge Choairy) aprisionado pelo poder do pai (Cláudio Marconcine) procura enfrentá-lo, incitando o debate sobre o conflito e a dependência familiar como instrumento de poder. O espetáculo será encenado na sede da Pequena Companhia de teatro às 18h30. Os ingressos são limitados e podem ser retirados na porta uma hora antes do espetáculo.

Para fechar programação desta sexta, direto do Rio de Janeiro a Cia Os Ciclomáticos apresenta o “Ariano, o Cavaleiro Sertanejo”, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo. O musical que já se apresentou em São Luís em junho deste ano, retorna com a história de seis Cavaleiros a procura do lendário autor Ariano Suassuna.

Eles contam e cantam sobre a lenda do cavaleiro nordestino, aquele que nasceu, amou, viveu e lutou usando as armas mais potentes: a pena e a tinta. Para assistir essa história, basta retirar seus ingressos na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo a partir das 14h.

O festival seguirá com programação gratuita durante até o dia 24 de novembro. Para acompanhar tudo que irá acontecer basta seguir as redes sociais do Teatro Arthur Azevedo no Instagram @teatroarthurazevedooficial e pelo Facebook Teatro Arthur Azevedo.

Mostra Marcelo Flecha

O dramaturgo, encenador, pesquisador teatral e diretor da Pequena Companhia de Teatro Marcelo Flecha é o homenageado oficial desta edição. Natural da argentina, reside no Maranhão há mais de 40 anos, onde atua na cena teatral do estado ao longo dos anos. Desde 2005, vem trabalhando ativamente na Pequena Companhia de Teatro e produziu espetáculos que acumulam premiações em diversos eventos e editais pelo Brasil inteiro.

Estarão na programação da Mostra Marcelo Flecha “Pai e Filho”, Velhos caem do céu como canivetes”, “Ensaio sobre a Memória”, além dos espetáculos “Deus Danado” e “Dois” que Marcelo assina a dramaturgia para a companhia A Máscara de Teatro, de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Além da programação especial voltada às montagens do dramaturgo, a Semana do Teatro no Maranhão realizará uma grande homenagem à Marcelo Flecha, na noite de encerramento do festival, dia 24, no palco do Teatro Arthur Azevedo.

Mostra Competitiva

E pelo segundo ano consecutivo, os espetáculos aprovados pela curadoria artística da Semana do Teatro participarão da Mostra Competitiva, que irá premiar com o Troféu Apolônia Pinto os destaques em categorias como melhor espetáculo, direção, texto, ator e atriz, figurino, caracterização, iluminação, sonoplastia e cenografia. A Mostra Competitiva terá premiação realizada na noite de encerramento da 14ª Semana do Teatro no Maranhão, dia 24 de novembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.