Espetáculos

Programação da 14ª Semana do Teatro segue nesta quarta-feira (20) com programação diversificada

Mostra Praia Grande de Cenas Curtas ocorre no Teatro Sesc Napoleão Ewerton às 16h; já o espetáculo Malassombros se apresenta no Teatro Arthur Azevedo às 20h.
Na Mira, com informações da assessoria19/11/2019 às 11h17
Programação da 14ª Semana do Teatro segue nesta quarta-feira (20) com programação diversificadaTeatro Arthur Azevedo é um dos principais palcos da 14ª Semana de Teatro no Maranhão. (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - A programação da 14ª Semana do Teatro desta quarta-feira (20) está diversificada. Serão quatro apresentações pela Mostra Praia Grande de Cenas Curtas que ocorre no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, a partir das 16h, além do espetáculo Malassombros, da Cia Teatro de Retalhos, do Pernambuco, que subirá ao palco do Teatro Arthur Azevedo, às 20h.

Saiba mais:

14ª Semana do Teatro no Maranhão começa nesta segunda (18)

"Cadê a Herança" abre a programação da 14ª Semana do Teatro no Maranhão​

Uma das grandes novidades desta edição é a Mostra Praia Grande de Cenas Curtas, que contempla jovens atores e produções teatrais de curta duração. Serão exibidas quatro pequenas montagens de grupos maranhenses selecionados pela curadoria artística do festival, são elas: “Ofício: o trabalho do ator antes da cena”, da Cia Chão de Cozinha; “Violências Tristes, Momentos da Vida Diária”, do Grupo Os Sobreviventes; “Existe Muita Coisa que Não te Disseram na Escola”, do Coletivo 171; e “Cabra Marcado pra morrer”, da Poli. Cia de Teatro.

Em “Ofício: o trabalho do ator antes da cena”, a Cia Chão de Cozinha faz um convite ao espectador, para adentrar dentro do processo de preparação de um artista, instigando o público a refletir o teatro e a profissão do ator/atriz, em um âmbito total. Já na apresentação do Grupo Os Sobreviventes, “Violências Tristes, Momentos da Vida Diária” traz à discussão o drama das diversas formas de violência presentes no dia-a-dia.

A terceira encenação intitulada “Existe muita coisa que não te disseram na escola”, do Coletivo 171, visita através da poesia, canto e dança as experiências de uma mulher em descobrir-se negra, revelando a força que reside e resiste em um corpo e uma alma marcada pelo preconceito. E por fim a Poli. Cia de Teatro faz uma releitura do poema “João Boa Morte’, de Ferreira Gullar, que retrata a luta de classes, expondo em “Cabra marcado pra morrer” a face da dominação e o ainda atual festejo da miséria que sorri na exploração. “O cabra” é encenado em jogo narrativo e foca na dureza das imagens para evidenciar as relações de abuso contemporâneas.

E para fechar a programação do terceiro dia do festival, a Cia Teatro de Retalhos (PE) traz o espetáculo “Malassombros – Contos do além sertão”, que resgata de forma lúdica as histórias que povoam o imaginário do sertão brasileiro. No enredo, o público conhece Dona Nina, uma típica anfitriã que recebe todo mundo em seu terreiro para contar suas histórias. Mas não é qualquer história, são contos de arrepiar os cabelos. Com a ajuda de Seu Biu e Zé das Cangas, seus simpáticos e atrapalhados vizinhos, nossa anfitriã pode acabar arrancando também umas boas risadas.

O espetáculo acontece no Teatro Arthur Azevedo às 20h e os ingressos são gratuitos. Para assistir basta ir à bilheteria do teatro com 1kg de alimento e retirar seu ingresso a partir das 14h do dia do espetáculo. Além da apresentação, o grupo ainda ministrará o workshop “Que palhaçada é essa?”, que ocorre das 14h às 16h, na Sala do Coro, no Teatro Arthur Azevedo.

O festival seguirá com programação gratuita durante toda semana até o dia 24 de novembro.

14ª Semana do Teatro no Maranhão

Mostra Marcelo Flecha

O dramaturgo, encenador, pesquisador teatral e diretor da Pequena Companhia de Teatro Marcelo Flecha é o homenageado oficial desta edição. Natural da argentina, reside no Maranhão há mais de 40 anos, onde atua na cena teatral do estado ao longo dos anos. Desde 2005, vem trabalhando ativamente na Pequena Companhia de Teatro e produziu espetáculos que acumulam premiações em diversos eventos e editais pelo Brasil inteiro.

Estarão na programação da Mostra Marcelo Flecha “Pai e Filho”, Velhos caem do céu como canivetes”, “Ensaio sobre a Memória”, além dos espetáculos “Deus Danado” e “Dois” que Marcelo assina a dramaturgia para a companhia A Máscara de Teatro, de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Além da programação especial voltada às montagens do dramaturgo, a Semana do Teatro no Maranhão realizará uma grande homenagem à Marcelo Flecha, na noite de encerramento do festival, dia 24, no palco do Teatro Arthur Azevedo.

Mostra Competitiva

E pelo segundo ano consecutivo, os espetáculos aprovados pela curadoria artística da Semana do Teatro participarão da Mostra Competitiva, que irá premiar com o Troféu Apolônia Pinto os destaques em categorias como melhor espetáculo, direção, texto, ator e atriz, figurino, caracterização, iluminação, sonoplastia e cenografia. A Mostra Competitiva terá premiação realizada na noite de encerramento da 14ª Semana do Teatro no Maranhão, dia 24 de novembro.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.