Em São Luís

Exposição de arte abstrata representa aspectos da cultura popular

Elementos do bumba-meu-boi e as caretas ou máscaras dos cazumbas são algumas das inspirações de Nelson Maia para compor os traços das telas.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
Exposição fica em cartaz até o dia 29 de novembro
Exposição fica em cartaz até o dia 29 de novembro (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Inspirado em detalhes da cultura popular maranhense, o artista plástico Nelson Maia apresenta a exposição “Mistérios e ventos sobre tela”, em cartaz no Espaço de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça, no Calhau, até o dia 29 de novembro. Ao todo, são 14 quadros em estilo abstrato, a maioria pintados com a técnica óleo sobre tela.

Leia também:

Entenda o processo para candidatura do Bumba-Meu-Boi do Maranhão para Patrimônio da Humanidade

As fitas e as penas dos chapéus dos brincantes do bumba-meu-boi e as caretas ou máscaras dos cazumbas são algumas das inspirações de Nelson Maia para compor os traços das telas. “Busco inspiração na cultura popular, nas cores e na riqueza de elementos do folclore do Maranhão”, conta.

Nos trabalhos, o artista mescla cores frias e quentes. Para pintar, usa pincel ou espátula. Além da tinta a óleo, ele utiliza tinta automotiva em alguns quadros, resultando em texturas com alto-relevo.

Com cinco exposições individuais no currículo, Maia começou a pintar aos 18 anos, retratando o casario colonial de São Luís. “No começo, eu buscava inspiração na arquitetura do Centro Histórico de São Luís. Hoje, não é mais o objeto do meu trabalho, mas os aspectos do Maranhão continuam sendo a minha principal referência”, ressalta o artista que vai participar brevemente de uma mostra coletiva com outros nomes nordestinos, no Congresso Nacional, em Brasília.

Todas as obras da exposição também estão à venda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.