Acervo

Arquivo Público abre exposição sobre a história da educação no Maranhão

A exposição fica aberta até 31 de outubro.

Na Mira, com informações da Secult/MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
A seleção do acervo reúne livros e documentos originais do período de 1832 a 1937.
A seleção do acervo reúne livros e documentos originais do período de 1832 a 1937. (Foto: divulgação )

SÃO LUÍS - Com o tema "Instrução pública no Maranhão", o Arquivo Público abre exposição nesta segunda-feira (14). A mostra é alusiva ao Dia do Professor, comemorado no dia 15 de outubro, e é realizada em parceria com o Núcleo de Estudos e Documentação em História e das Práticas Leitoras – NEDHEL da UFMA, que realiza pesquisa na área da história de educação. A exposição fica aberta até 31 de outubro.

A seleção do acervo reúne livros e documentos originais do período de 1832 a 1937. Apresenta curiosidades da história do ensino público maranhense como instruções das Escolas de Primeiras Letras, recomendações voltadas para a formação de meninos e meninas, pedidos de materiais pedagógicos a instituições estrangeiras, registros de antigas escolas como o Liceu Maranhense, Escola Normal e Escola Benedito Leite.

Palestras

Após a abertura acontece uma série de palestras, todas pela manhã, com professores e pesquisadores convidados para falar sobre a memória da educação no Maranhão e seu processo evolutivo.

Entre os temas a serem debatidos estão: “A contribuição do Arquivo Público para a pesquisa em História da Educação no Maranhão”, com o Prof. Dr. Cesar Augusto Castro do curso de Biblioteconomia – UFMA, “O Pensamento Pedagógico de Nascimento de Moraes em 50 anos de imprensa”, apresentado pela Prof. Drª. Mariléia dos Santos Cruz da Silva, e “A educação na atualidade”, com a secretária adjunta de Gestão da Rede de Ensino e Aprendizagem da SEDUC, Nádia Christina Guimarães Dutra.

SERVIÇO:

O QUÊ: Abertura da exposição “Instrução Pública no Maranhão”
QUANDO: Segunda-feira, 14/10, às 8h30
ONDE: Arquivo Público do Estado do Maranhão — APEM, Rua de Nazaré, 218, centro histórico de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.