Em São Luís

Sérgio Mamberti debate arte, censura e resistência em evento

Mamberti é ator, diretor e produtor cultural; já participou de produções da TV Globo e TV Cultura.

Na Mira, com informações da Sectur/MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
O ator é, até hoje, lembrado por personagens que interpretou, como o culto mordomo Eugênio, na novela da TV Globo.
O ator é, até hoje, lembrado por personagens que interpretou, como o culto mordomo Eugênio, na novela da TV Globo. (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - A Casa do Maranhão recebe na próxima terça-feira (1º), às 17h30, a 14ª edição do Diálogos Insurgentes, promovido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). O convidado desta edição é o o ator, diretor e produtor cultural Sérgio Mamberti, que debaterá o tema Arte, Censura e Resistência.

As vagas para o evento são limitadas e as inscrições para participar podem ser feitas através do endereço eletrônico. O evento tem o objetivo de ampliar o debate de temas contemporâneos relacionados aos Direitos Humanos. Desta vez o assunto trará a tona acontecimentos recentes no país.

Desde o início do ano, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) já vetou o apoio a três filmes brasileiros com a temática LGBT (Greta), LGBT e negritude (Negrum3) e de recuperação da história de militantes que lutaram contra a ditadura (Marighella). A retirada de incentivos para as áreas das ciências humanas é outra forma de vetar o pensamento crítico na universidade.

Além do poder executivo federal, governadores e prefeitos conservadores têm tentado censurar temas que consideram inapropriados, como é o caso da retirada de gibis da Bienal do Livro no Rio de Janeiro, por ordem do prefeito da cidade, Marcelo Crivella, porque um dos quadrinhos ilustrava um beijo gay. No estado de São Paulo, o governador de São Paulo, João Dória vetou a distribuição de material educativo sobre gênero, sob acusação de apologia à “ideologia de gênero”.

Sérgio Mamberti

Ator, diretor, produtor, autor e político brasileiro, Sérgio Duarte Mamberti nasceu em Santos, São Paulo, em 22 de abril de 1939. Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo, é dramaturgo há mais de 50 anos. Referência em atuação, Mamberti é, até hoje, lembrado por personagens que interpretou, como o culto mordomo Eugênio, na novela da TV Globo, Vale Tudo, em 1988; e o Doutor Vítor, em Castelo Rá-tim-bum, na TV Cultura.

É vencedor de diversos prêmios e está, atualmente, na 5ª temporada da peça Visitando Sr. Green, no Teatro Renaissance, em São Paulo. A peça foi apresentada no Festival Tchecov, no Teatro Maiakovski, em Moscou. Engajado na política brasileira, Mamberti já foi secretário da Identidade e da Diversidade Cultural e presidente da Fundação Nacional de Artes no Ministério da Cultura, durante o Governo Lula.

SERVIÇO:

O QUÊ? 14ª edição do Diálogos Insurgentes, com Sérgio Mamberti
QUANDO? 1º de outubro de 2019, das 17h30 às 19h30
ONDE? Casa do Maranhão (área da Rampa Campos Melo, no Centro Histórico de São Luís)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.