SÃO LUÍS - O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, abriu nesta terça-feira (12) as inscrições para a Jornada da Sustentabilidade 2025, que terá como tema “A Descarbonização como Justiça Ambiental”. O evento ocorrerá no dia 28 de agosto, no auditório Desembargador Orville de Almeida e Silva, no Fórum de São Luís. As inscrições seguem abertas até 25 de agosto.
A iniciativa reafirma o compromisso do TJMA com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e com as metas nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), especialmente no combate às mudanças climáticas e na promoção de práticas sustentáveis no Poder Judiciário.
O público-alvo inclui servidores, magistrados e interessados em sustentabilidade. Servidores e magistrados podem se inscrever pelo sistema Tutor-Sentinela. Já o público externo deve efetuar inscrição pelo link disponibilizado no portal do TJMA. Os participantes receberão certificação emitida pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam).
Compromisso com a neutralidade de carbono
De acordo com o presidente da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, desembargador Ricardo Duailibe, a Jornada busca promover conhecimento e engajamento em soluções que unam descarbonização e bioeconomia.
“Nosso objetivo é contribuir para um Judiciário sustentável, que apoie um futuro ambientalmente equilibrado e economicamente próspero”, destacou o magistrado.
O TJMA, alinhado às Resoluções CNJ nº 594/2024 e nº 400/2021, integra o Programa Justiça Carbono Zero, que prevê a neutralidade de carbono até 2030. A meta envolve medir, reduzir e compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) nas atividades judiciais, conforme o ODS 13 da ONU.
A bioeconomia também será discutida como alternativa estratégica para reduzir a pegada de carbono, por meio do uso sustentável de recursos biológicos renováveis na produção de energia, materiais e insumos, fortalecendo cadeias produtivas regionais e gerando empregos verdes.
Programação e palestrante
A programação inclui credenciamento (8h às 9h), abertura oficial, palestra principal, participação do projeto Moda Legal e plantio de mudas.
O convidado principal será o professor Leonardo Silva Soares, vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e referência nacional em Ciências Ambientais. Com pós-doutorado em Planejamento Ambiental e Geoecologia da Paisagem pela UFC, Soares é fundador e coordenador do Laboratório e Grupo de Pesquisa em “Ciências e Planejamento Ambiental” da UFMA, atuando em áreas como gestão de bacias hidrográficas, gerenciamento costeiro e avaliação ambiental integrada.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.