Programação

Atitude e Acessibilidade é tema de roda de conversa na Biblioteca Benedito Leite

A programação faz parte do projeto "Na Roda com…".

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
O encontro é aberto à comunidade e vai acontecer nos jardins da Biblioteca, às 17h.
O encontro é aberto à comunidade e vai acontecer nos jardins da Biblioteca, às 17h. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Como parte da programação especial de setembro, mês da luta pela inclusão da pessoa com deficiência, a Biblioteca Pública Benedito Leite promove, nesta terça-feira (17), roda de conversa sobre ‘Atitude e Acessibilidade’. O encontro é aberto à comunidade e vai acontecer nos jardins da Biblioteca, às 17h, Praça do Pantheon, centro de São Luís.

A conversa terá participação de Beatriz Carvalho, Secretária Adjunta da Pessoa com Deficiência/ SEDIHPOP, Alessandra Pajama, especialista em acessibilidade cultural, e Liane Souza, da diretoria do Centro Dialético de Pais e Amigos dos Especiais (CDPAE).

A programação faz parte do projeto ‘Na Roda com…’, iniciado em janeiro deste ano, com o objetivo de promover, mensalmente, rodas de conversas com temas diversos para serem apresentados e debatidos pela comunidade.

Para a diretora da Biblioteca Benedito Leite, Aline Nascimento, a dificuldade em lidar com a pessoa com deficiência ainda é uma barreira para a acessibilidade.

“Participar de um encontro como esse já é um avanço importante, acho que o diálogo e a troca de informação são caminhos
que nos ajudam a reconhecer a pluralidade de pessoas e a respeitar as diferenças. Convido todos para esse rico debate”.

A Biblioteca Pública Benedito Leite participa, ainda, de outro evento alusivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência no dia 20, próxima sexta-feira. A programação será realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com diversas atividades, na Arena Espaço Infantil da Biblioteca.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

Setembro também tem comemorações pelo Dia da Língua Brasileira de Sinais – Libras (10), Dia Nacional do Cego (17), Dia Nacional de Luta pelos seus direitos (21) e Dia Nacional do Surdo (26).

SERVIÇO

O QUÊ: Roda de conversa sobre ‘Atitude e Acessibilidade’
QUANDO: 17 de setembro (terça-feira), às 17h
ONDE: Biblioteca Pública Benedito Leite, Praça do Pantheon, centro de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.