SÃO LUÍS – A capital maranhense completa 407 anos de fundação neste domingo (8). A Ilha do amor ou Ilha magnética é ponto de encontros e despedidas. Um lugar que quem conhece não esquece, quem vem quer voltar ou, até mesmo, quem vem, daqui não sai mais, movido pelos encantos e belezas naturais desse chão, pelo seu povo acolhedor, pela sua culinária única e acaba fazendo de São Luís a sua casa.
Leia também: Patrimônio Cultural da Humanidade, Centro Histórico de SL volta a ser reocupado pelos ludovicenses
São Luís é uma cidade de rica herança histórica e cultural, e esse é um dos motivos que atrai visitantes de todo o mundo durante o ano inteiro. Com seu conjunto de casarões coloniais, ruas de paralelepípedos e calçadas de pedraria, o Centro Histórico da capital maranhense, assim como outros pontos turísticos, é um dos principais cartões-postais da ilha.
Uma dessas pessoas que vieram para São Luís e se apaixonaram pela cidade foi o casal Elisângela Rodrigues e Alberto Rodrigues. Paulistanos, os dois vieram de vez para a capital maranhense no ano de 2014, e trocaram a vida agitada da capital paulista, em busca de uma melhor qualidade de vida na Cidade dos Azulejos.
Alberto Rodrigues, que é empresário do ramo de materiais odontológicos, conta que começou a vir à São Luís no ano 2008 sempre a trabalho. “Antigamente eu vinha, passava um mês aqui, ia para Imperatriz e depois voltava para São Paulo”, relembra. Alberto também conta que um dos fatores que contribuíram bastante para a vinda de sua família para a capital maranhense foi o mercado ser mais favorável na área profissional em que atua.
Nova rotina
O casal Alberto e Elisângela conta que foi um pouco desafiador a vinda para São Luís, principalmente pela questão de adaptação a um novo estilo de vida diferente daquele que estavam acostumados. “Foi um desafio no começo, pois a gente nasceu e cresceu em São Paulo”, conta Alberto. Já Elisângela brinca com as novas gírias e jargões que aprendeu em sua nova cidade. “A gente chegou aqui e aprendeu a falar ‘mermã’ e outras expressões típicas aqui do Maranhão. O Beto (Alberto) fala que eu já virei maranhense”, brinca a dona de casa.
Alberto e Elisângela são pais do Natan, de 13 anos, e do Wilson, de oito. Os dois filhos do casal também nasceram em São Paulo, mas ainda crianças desembarcaram em São Luís junto com seus pais. Tanto Natan, quanto Wilson garantem que querem voltar à capital paulista só a passeio, não mais para morarem.
Elisângela e Alberto contam que também um dos principais desafios na vinda para a capital maranhense foi a adaptação em uma nova comunidade e ciclo de amigos. Segundo o casal, a principal porta para criar laços de amizades e contatos em São Luís, foi a igreja em que frequentam. “Por meio da igreja a gente conseguiu se integrar na comunidade aqui da cidade. Hoje a gente se sente ainda mais abraçado aqui em São Luís”, garante Alberto.
Um outro ponto considerado pelo casal como benéfico nessa troca de cidades foi a questão da mobilidade. “A gente viu que a qualidade de vida aqui em São Luís é melhor. Em São Paulo, nós perdíamos muito tempo para chegar ao trabalho. Já aqui, a gente consegue chegar bem mais rápido em qualquer parte da cidade”, explica o empresário.
Encanto com as belezas naturais de São Luís
Alberto, Elisângela e seus filhos garantem que é um verdadeiro privilégio morarem em uma cidade cheia de belezas naturais, como é o caso de São Luís. “Eu gosto muito da avenida Litorânea, muito mesmo, assim como do Espigão Costeiro e da pracinha da Lagoa da Jansen. Somos muito felizes aqui”, afirma Elisângela.
O casal garante que recomenda São Luís como uma excelente cidade para se viver e ser feliz. “Nós super indicamos São Luís para se viver, principalmente para os paulistas”, brinca Elisângela. Segundo eles, a capital maranhense é uma ótima cidade para quem gosta de passear, aproveitar a brisa da orla e investir financeiramente.
A família do Alberto e da Elisângela parabeniza São Luís pelos seus 407 anos e agradece a cidade por tê-los acolhido tão bem.
Saiba Mais
- Assista a transmissão dos shows do padre Joãozinho e o cantor Fernandinho
- São Luís, 407 anos: festejando avanços e conquistas em espaços públicos
- Cantor traduz paixão pela Ilha através de composições
- Conheça lendas e mistérios de São Luís que circulam há anos
- Artesão cria peças de papel machê com a cara de São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.