Arte e cultura

Museu de Artes Visuais reabre as portas com a exposição "Eco Art"

São 25 obras sobre o meio ambiente e desenvolvimento.
Na Mira, com informações da Sectur/MA03/09/2019 às 09h37
Museu de Artes Visuais reabre as portas com a exposição "Eco Art"O MAV realiza, ainda, sua exposição de longa duração formada por pinturas, esculturas, gravuras e desenhos. (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - Dono de um dos mais importantes acervos de artes do Maranhão, o Museu de Artes Visuais (MAV) reabre as portas nesta sexta-feira (6), às 18h, em São Luís, com sua primeira exposição temporária, após reforma.

Neste fim de semana, às vésperas do aniversário da cidade, o Museu volta a funcionar completamente revitalizado, com nova iluminação e climatização, restauração da fachada de azulejos, auditório, condições de acessibilidade inclusive com instalação de elevador.

A exposição “Eco Art”, que inaugura a reabertura do MAV, reúne 25 obras de artistas das américas que tratam da temática relacionada ao meio ambiente e desenvolvimento. A mostra reúne gravuras de Tomi Ohtake, Siron Franco entre outros artistas.

“É uma honra entregar este espaço cultural revitalizado, está de parabéns todos os que se empenharam nessa missão, e principalmente está de parabéns a cidade, moradores e turistas que terão agora mais um atrativo, rico em história, arte e cultura”, declarou o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso.

Exposição permanente

O MAV realiza, ainda, sua exposição de longa duração formada por pinturas, esculturas, gravuras e desenhos. Estão presentes no conjunto de obras artistas locais, nacionais e internacionais como Dila, Jesus Santos, Flory Gama, Newton Sá, Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Picasso entre outros.

As obras sobre papel foram higienizadas e restauradas em parceria com o Laboratório de Conservação do Museu da Memória Republicana Brasileira, prolongando a perenidade dos bens culturais. Outras atividades foram realizadas como o projeto curatorial da exposição de longa duração e criação da logomarca do Museu.

Aquisições recentes foram incluídas ao acervo com obras doadas pelo Centro Cultural Vale Maranhão, dos artistas maranhenses Vicente Martins, Ribaxé, Walter Sá e Sunshine Santos que participaram da exposição “Ocupa CCVM”.

O sobrado que abriga o Museu de Artes Visuais de São Luís é uma construção do século XIX, composta de três pavimentos e um mirante, com características típicas dos sobrados ludovicenses.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.