Prêmio Rodrigo 2019

Maranhão tem projetos selecionados para fase nacional de premiação do Iphan

Prêmio Rodrigo vem estabelecendo novas propostas que refletem a evolução das políticas de valorização e proteção dos bens culturais.

Divulgação / assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Centro Histórico de São Luís.
Centro Histórico de São Luís. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O Prêmio Rodrigo 2019, maior premiação do Patrimônio Cultural Brasileiro, chegou a sua etapa final e três ações do Maranhão vão para análise da Comissão Nacional de Avaliação, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. Nesta edição, 323 projetos foram inscritos em todo país e 99 trabalhos passaram para última fase. A Comissão se reunirá nos dias 26, 27 e 28 de agosto, na sede do Instituto, para definir quais serão os oito vencedores.

Leia também:

Iphan quer forró como patrimônio imaterial do Brasil

Resgate da tradição do Bumba Meu Boi de Zabumba é premiado pelo Iphan

As três ações maranhenses que vão para análise da Comissão Nacional de Avaliação do Iphan são: Reviva São Luís (Secretaria Municipal de Turismo de São Luís); 12 anos de Salvaguarda do Tambor de Crioula Arte Nossa do Maranhão: O Tambor de Crioula Arte Nossa em louvor a São Benedito nas ruas, praças e espaços culturais fazendo sua inclusão social (Associação Folclórica Tambor de Crioula Arte Nossa) e Terra de Segredos para o povo OEAYE (Milena das graças Oliveira Reis).

O resultado final do concurso deverá ser divulgado até o dia 5 de setembro. Cada premiado receberá um valor de R$ 30 mil. Neste edital, o prêmio traz duas grandes categorias subdivididas em quatro segmentos. Portanto, oito ações serão selecionadas, sendo uma de cada segmento, por categoria.

32ª Edição do Prêmio Rodrigo: Patrimônio Cultural do Sul

Em 2019, o Iphan está promovendo o Patrimônio Cultural do Sul do país. Desde sua criação, o Prêmio Rodrigo vem se aperfeiçoando e estabelecendo novas propostas que refletem a evolução das políticas de valorização e proteção dos bens culturais. A partir de 2016, a Cerimônia de premiação passou a ser realizada em diferentes estados, visando estimular a participação comunitária na celebração das conquistas de parceiros que se dedicam à proteção, promoção e valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro. Por isso, em consonância com a proposta do Iphan, a celebração da 32ª edição do Prêmio Rodrigo acontecerá em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Conheça a Comissão Nacional de Avaliação

A Comissão Nacional de Avaliação é presidida pela presidente do Iphan, Kátia Bogéa, e desempenha um papel de extrema relevância para a promoção dos bens culturais do Brasil. Responsável pela seleção dos trabalhos premiados, a comissão é formada por 20 profissionais do campo do Patrimônio Cultural, por representantes de instituições públicas e da sociedade civil, experientes, qualificados e envolvidos em caráter permanente com a produção e proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.