Festança

Arraial Energia do São João começa nesta sexta-feira no Ceprama

Serão nove dias de festança; o Imirante.com vai transmitir tudo ao vivo.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Boi Pirilampo é uma das atrações desde fim de semana.
Boi Pirilampo é uma das atrações desde fim de semana. (Foto: Leonardo Medonça)

SÃO LUÍS – Começa nesta sexta-feira (5), mais uma edição do Arraial Energia do São João, a ser realizado no Ceprama, no bairro Madre Deus, em São Luís. Durante três fins de semana do mês de julho, totalizando nove dias de evento, várias atrações culturais folclóricas maranhenses, como grupos de Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula, Cacuriá e outros, passarão pelo palco da festança. O Imirante.com vai transmitir tudo ao vivo.

Saiba mais: Conheça os espaços especiais do Arraial Energia do São João

Este é o terceiro ano consecutivo do projeto. Nos dois primeiros anos, o evento atraiu mais de 70 mil pessoas no total, e a expectativa para 2019 é que mais de 60 mil pessoas passem pelo Ceprama nos nove dias do arraial. Para atender a todos com conforto e segurança, o Arraial Energia do São João terá plantão de ambulância, brigada de incêndio e equipe de segurança privada reforçada, dentro e fora do Ceprama.

O Arraial Energia do São João ocorre nos três primeiros fins de semana do mês de julho, sempre a partir das sextas-feiras, as datas são 05, 06, 07, 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de julho. O evento conta com o patrocínio do Grupo Equatorial Energia Cemar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão; e tem produção geral assinada pela empresa Octop Entretenimento, de Henrique Almeida.

Para o Grupo Equatorial Energia Cemar, patrocinar a cultura popular maranhense é investir em um rico patrimônio imaterial. “Somos parceiros desse projeto pelo terceiro ano consecutivo e ele cresce a cada ano. Ao investir na cultura popular a Cemar fomenta não apenas o folclore, mas também incentiva a economia informal, o turismo e o lazer inclusivo. Tudo isso junto, fazendo desse evento um projeto especial”, declara Augusto Dantas, Presidente da Cemar.

Para esta edição, o Arraial Energia do São João conta com várias novidades, principalmente na questão da acessibilidade. “Teremos uma Arena Cultural com capacidade para 7 mil pessoas contando com arquibancadas, pista em todo o seu entorno. O espaço está equipado com uma plataforma de extensão do palco, grids, caixas de som, movies, decoração e trave de iluminação central para as atrações. E como novidades desse ano, teremos três telões de led, sendo um de fundo de palco (5 x 3 metros) e dois nas laterais (3 x 2 metros). E ainda, um tablado para apresentações de 5 x 20 metros, que vai permitir a visão do palco de qualquer lugar do Ceprama”, explica Henrique Almeida, produtor da Octop Entretenimento.

Veja a programação do primeiro fim de semana:

Sexta-feira (5)

19h – Pela Porco de Riacho Seco / Rosário

20h – Boi da Lua

21h – Cacuriá de Dona Teté

22h – Boi da Floresta

23h – Boi Brilho da Ilha

0h – Boi de Maracanã

Sábado (6)

19h – Tambor de Crioula União da Baixada

20h – Boi de Presidente Juscelino

21h – Boi da Fé em Deus

22h – Boi Pirilampo

23h – Boi de Leonardo

0h – Boi de Axixá

1h – Boi da Maioba

Domingo (7)

19h – Dança Portuguesa Esplendor de Lisboa

20h – Baile de Caixa

21h – Boi Oriente

22h – Boi Meu Tamarineiro

23h – Boi de Morros

0h – Boi de Nina Rodrigues

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.