Cinema

Festival Guarnicê de Cinema será aberto nesta sexta-feira (14) em São Luís

Toda a programação será realizada no Centro Histórico de São Luís até o dia 21 de junho.
Imirante.com, com informações da assessoria14/06/2019 às 12h43
Festival Guarnicê de Cinema será aberto nesta sexta-feira (14) em São LuísEste ano o evento tem como tema "Inovação e Tecnologia no Audiovisual." (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Será aberta nesta sexta-feira (14) a 42ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo em solenidade que contará com homenagens à Câmara Municipal de São Luís, à Cemar, ao Banco do Nordeste e ao comunicador José Raimundo Rodrigues. A noite também será de pré-estreia nacional do filme "Eu Sou Brasileiro", de Alessandro Barros e produção da atriz Letícia Spiller.

Leia também:

42ª Festival Guarnicê de Cinema é lançado em São Luís

Divulgado filmes selecionados para mostras especiais do 42º Festival Guarnicê​

O Festival Guarnicê é realizado pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo, com apoio o Governo do Maranhão, da Equatorial/ Cemar e do Banco do Nordeste. Toda a programação será realizada no Centro Histórico de São Luís até o dia 21 de junho.

Este ano o evento tem como tema "Inovação e Tecnologia no Audiovisual" e recebeu a inscrição de cerca de 700 filmes, dos quais 98 foram selecionados. Além disso, Sete tipos de mostras compõem o quadro de exibição do festival: Guarnicêzinho (voltada ao público infantil), Mostra Jovem (para jovens e adolescentes), Cinema não tem idade (programação voltada à terceira idade), Cenário Maranhão e Cenário Brasil (ambas com filmes não selecionados para a mostra competitiva, mas escolhidos para exibição pela curadoria), Mostra Cine D'Elas (com conteúdo produzido e encenado por mulheres) e Mostra Política (com exibições que retratam o cenário político e social brasileiro).

Seis oficinas gratuitas ocorrem ao longo da programação. Quatro workshops nas áreas de Animação 2D, 3D e vire Effects (VFX) também serão realizadas no 42º Festival Guarnicê.

Novidades

Uma das grandes novidades desta edição do Guarnicê é o APP Guarnicê, aplicativo que foi desenvolvido especialmente tendo em vista as necessidades do público do festival. No APP estão disponíveis as ferramentas de voto popular e interação do público com os filmes exibidos.

Além do aplicativo, o Guarnicê traz pela primeira vez palestra, mesa, bate-papo e painel voltadas exclusivamente para o mercado audiovisual. Essa programação acontece no Casarão Tech, localizado no Centro Histórico.

A mostra competitiva maranhense da 42ª edição também está de cara nova: as categorias 'curtíssima metragem', 'videoclipes', 'reportagens televisivas' e 'filmes publicitários'.

A programação completa do evento está disponível aqui.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.