III Seminário

Festival Guarnicê abre inscrições para o "Ciência Cine Guarnicê"

As inscrições para apresentação de trabalhos acadêmicos no seminário irão até o dia 7 de maio.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 17/04/2023 às 12h26
O tema do seminário neste ano será “O audiovisual como arte, indústria e entretenimento”.
O tema do seminário neste ano será “O audiovisual como arte, indústria e entretenimento”. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O III Seminário Ciência Cine Guarnicê será realizado entre os dias 13 e 15 de junho como parte da programação do 46º Festival Guarnicê de Cinema. O evento retorna em formato híbrido, com sua versão presencial ocorrendo no Cineteatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga, em São Luís.

O tema desta edição será “O audiovisual como arte, indústria e entretenimento”. A criação do evento foi motivada por uma necessidade de abrir espaço, dentro do Festival Guarnicê, para uma discussão mais teórica sobre as nuances que perpassam as obras audiovisuais.

“Percebemos que havia uma carência de uma discussão mais acadêmica do cinema e, assim que propusemos o Seminário para a Direção do Festival, foi prontamente aceito. No primeiro ano, em 2021, tivemos apenas seis trabalhos inscritos. No ano seguinte, já foram 18 trabalhos, o que confirma a carência e a urgência de um espaço acadêmico para se discutir o cinema e as mídias audiovisuais no país”, explica Marcos Fábio Belo Matos, professor do curso de Jornalismo de Imperatriz e idealizador do evento.

Os interessados em apresentar os resultados de suas pesquisas devem se inscrever até o dia 7 de maio pelo e-mail: guarniceciencia@ufma.br. As normas de submissão podem ser lidas aqui.

Programação

Durante o turno matutino, serão realizadas palestras presenciais, com a formação de mesas-redondas nas quais participarão especialistas em cinema e audiovisual. Já no turno vespertino, ocorrem as apresentações dos resumos expandidos, por meio dos Grupos de Trabalho (GTS), momento em que serão apresentados os trabalhos acadêmicos previamente inscritos.

Os resumos expandidos poderão ser inscritos em um dos três eixos do Seminário: "Linguagem Audiovisual: história, técnica e arte"; "Crítica"; e "Memória, Patrimônio e Educação".

"Os trabalhos são enviados na forma de resumos expandidos e apresentados em salas de Google Meet, divididas pelos três eixos. Depois do evento, os autores e as autoras receberão um convite e poderão enviar os artigos completos, que serão publicados na forma de e-book, lançado no Festival do ano que vem”, explica o Marcos Fábio.

E-books

Durante o seminário deste ano, serão lançados dois e-books, respectivamente, com os trabalhos dos seminários de 2021 e 2022.

“Por causa da pandemia, não pudemos publicar ano passado o livro do primeiro Seminário. Agora, estamos publicando os dois livros, referentes aos dois primeiros Seminários, e nossa meta é sempre publicar, no evento do ano, o livro com os trabalhos do ano anterior. As publicações contam com o selo da Edufma”, esclarece Marcos Fábio.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.