Programação

Aberta exposição "Bumba-meu-boi do Maranhão", em São Luís

Indumentárias e painéis explicam a história da dança emblemática do MA.

Na Mira, com informações da Secult/MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h.
As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) realizou, nessa semana, o lançamento da exposição “Bumba-meu-Boi do Maranhão”. Autoridades e comunidade estiveram presentes na abertura da exposição, que contou ainda com a apresentação da Banda do Bom Menino.

A exposição é composta de indumentárias e painéis que explicam a história e os símbolos da dança mais emblemática do Maranhão, considerada Patrimônio Cultural do Brasil. Durante a cerimônia de abertura, a banda da Escola de Música Bom Menino das Mercês executou toadas de compositores maranhenses.

Leia também: Noite de homenagens a José Louzeiro será realizada em São Luís

De acordo com o presidente da FMRB e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a exposição resgata a memória do auto do bumba-boi, que já não se vê com freqüência. “É importante que o turista, e mesmo as novas gerações, compreendam o sentido dos personagens e da simbologia do bumba-boi, que falam também sobre a nossa origem, sobre nossa identidade religiosa e cultural multiétnica”, explicou o presidente.

A exposição dá continuidade às ações de valorização das danças folclóricas juninas iniciadas no mês passado, quando a FMRB recebeu o Ensaio Itinerante de Bumba-boi da Baixada e Costa de Mão. Oito grupos da Central da Bumba-boi participaram do evento, que movimentou a comunidade e os produtores culturais da região.

“Bumba-meu-boi do Maranhão” fica em exposição por tempo limitado no Convento das Mercês, com visitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.