Palestras

Evento aborda os 100 anos da ocorrência do eclipse solar

O SciencePub ocorre neste sábado (25), com entrada gratuita.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
O eclipse lunar foi a primeira constatação experimental para a validação da Teoria da Relatividade Geral (TRG).
O eclipse lunar foi a primeira constatação experimental para a validação da Teoria da Relatividade Geral (TRG). (Foto: reprodução )

SÃO LUÍS - Em sua 25ª edição, o SciencePub pretende abordar os 100 anos da ocorrência do eclipse solar, observado na cidade de Sobral-CE, que foi a primeira constatação experimental para a validação da Teoria da Relatividade Geral (TRG), do físico alemão Albert Einstein.

O professor Me. Fernando Moucherek, que integra o corpo docente do Curso de Física Licenciatura da UEMA, ministrará a palestra “Um olhar sobre o eclipse solar de 1919” mostrando as fundamentações da TRG e suas consequências para a Física Moderna.

O evento será neste sábado (25) e contará, ainda, com o também professor do Curso de Física Licenciatura, professor Dr. Márcio Tavares irá palestrar sobre “As bases teóricas da Relatividade Restrita”, uma teoria antecessora à TRG e que semelhantemente, modificou o pensamento físico da época.

A ideia do SciencePub é promover a discussão da ciência em um ambiente fora da universidade para que as formalidades presentes na academia dê espaço à descontração e aproximação entre pesquisadores/palestrantes e o público, sem perder seu foco: a divulgação da ciência.

O evento traz a proposta de realizar as palestras em bares da cidade de São Luís, para atingir um público mais diversificado. Nesta edição, o evento será realizado no Beer Tap – Cultura Cervejeira, a partir das 16h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.