36 anos

Casa de Cultura Josué Montello recebe programação diversificada

Exposição, roda de conversa e música marcam a celebração.

Na Mira, com informações da Sectur/MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
No dia do evento, será lançado o CCJM Recebe, que visa promover encontros literários durante o ano de 2019.
No dia do evento, será lançado o CCJM Recebe, que visa promover encontros literários durante o ano de 2019. (Foto: divulgação )

SÃO LUÍS - A Casa de Cultura Josué Montello (CCJM) lança, no dia 23 de janeiro, data em que comemora 36 anos, o projeto CCJM Recebe, por meio do qual será realizado uma série de encontros literários durante este ano.

No dia do aniversário da casa haverá uma programação diversificada, aberta ao público, com exposição, roda de conversa e atração musical.

A diretora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane Souza, explica que o projeto CCJM Recebe tem o objetivo de aproximar o público dos escritores maranhenses, disponibilizado o espaço do órgão para lançamentos, palestras e outras ações que envolvam o livro, a leitura e a literatura. “A ideia é realizar um encontro a cada dois meses. Basta entrar em contato para agendarmos”.

A programação de estreia é o projeto Literatura Mútua, da escritora e jornalista Talita Guimarães, que levará para a Casa Josué Montello os escritores Wilson Marques, Lindevania Martins e Elizeu Cardoso para uma roda de conversa.

O encontro ocorrerá nesta quarta-feira (23), às 17h, na CCJM. A programação inclui, também, apresentação musical do Trio The Soft Music, da Escola de Música do Maranhão; e a exposição Retrospectiva 36 anos 1983 – 2019.

“O convite para comemorar os 36 anos da Casa de Cultura Josué Montello com o encontro de três grandes autores contemporâneos em uma edição especial do Literatura Mútua demonstra o quão viva segue sendo a palavra inspirada pela nossa capacidade de imaginação, premissa tão cara ao Patrono dessa casa que se mantém aberta a todos os que se interessam por literatura, história e conhecimento. Vale visitar, conhecer e frequentar esse refúgio precioso no coração de São Luís”, afirmou a escritora Talita Guimarães.

Sobre os escritores

Wilson Marques é jornalista e autor de livros voltados para crianças e jovens, inspirados nas tradições culturais do Maranhão. Entre seus títulos estão “Touchê: uma aventura pela Cidade dos Azulejos”, “Quem tem medo de Ana Jansen?”, entre outros.

Lindevania Martins é escritora e defensora pública, integrante do movimento nacional Mulherio das Letras e autora dos livros de contos Anônimos (Prefeitura de São Luís, 2003), Zona de Desconforto (Editora Benfazeja, 2018) e A Outra (inédito, com publicação prevista em 2019).

Elizeu Cardoso é escritor, compositor, documentarista e professor de Geografia. Autor dos livros Dias Amarelos” (2013), A Dança dos Ventos (2016) e Mar de Areias (2018). É membro da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.