Arte e Cultura

Aquarelas sobre Brasil Colônia marcam abertura de mostra, em SL

A rara edição inclui 83 gravuras em preto e branco de diversos artistas.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
Na mostra, lado a lado, estão as obras originais impressas de Debret, destacadas do livro, e as aquarelas de Alexandre Mourão.
Na mostra, lado a lado, estão as obras originais impressas de Debret, destacadas do livro, e as aquarelas de Alexandre Mourão. (Foto: Agência São Luís)

SÃO LUÍS - Telas em aquarela que replicam gravuras de Jean-Baptiste Debret com uma pegada contemporânea compõem a Ocupação Trapiche #10, que traz a mostra Missão Artística Maranhense, do artista Alexandre Mourão.

A exposição foi aberta na quarta-feira (19) e fica em cartaz até 19 de outubro, aberta para visitação de segunda a sexta, das 14h às 19h.

'Missão Artística Maranhense' relaciona passado e presente com apropriações de imagens do livro "O Universo: Brasil, Colômbia e Guianas" de 1837, do autor francês Ferdinand Denis (1789-1890).

A rara edição inclui 83 gravuras em preto e branco de diversos artistas, entre eles Jean-Baptiste Debret que aborda como tema o Brasil colônia, descrevendo o povo e costumes da época.

A curadoria é da Dra. Regiane Caire Silva. Alexandre Mourão convidou o grupo Urban Sketchers São Luís para participar da mostra. O grupo reúne pessoas que gostam de desenhar à mão livre e duas vezes ao mês fazem registros artísticos da cidade.

Na mostra, lado a lado, estão as obras originais impressas de Debret, destacadas do livro, e as aquarelas de Alexandre Mourão cuja reinterpretação recebe forte influência da cultura maranhense, provocando um diálogo entre a história e o momento presente.

O artista é cearense, com formação em Artes Visuais e Psicologia, e mora há um ano e meio em São Luís. O tema da mostra faz um trocadilho com a Missão Artística Francesa, que trouxe um grupo de artistas e artífices franceses para dar início ao ensino regular das artes no Brasil.

Assim como os artistas franceses retrataram em suas obras essa nova terra que conheciam, Mourão reproduziu as gravuras de Debret com sua sensibilidade artística, evidenciando um momento de descoberta pessoal do Maranhão.

"As aquarelas fazem uma releitura das gravuras de Debret para o presente, com um toque de imaginação, subjetivo por minha parte. Trazem à tona as memórias de matrizes africana, indígena e portuguesa", explica Mourão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.