Cultura Maranhense

Mostra "Missão Artística Maranhense" abre exposição em São Luís

A exposição fica em cartaz até o dia 19 de outubro e é aberta para visitação.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
"Missão Artística Maranhense" relaciona passado e presente.
"Missão Artística Maranhense" relaciona passado e presente. (Foto: Agência São Luís )

SÃO LUÍS - A Galeria Trapiche abre, nesta quarta-feira (19), às 18h, a mostra "Missão Artística Maranhense", do artista Alexandre Mourão. A exposição fica em cartaz até o dia 19 de outubro e é aberta para visitação de segunda a sexta, das 14h às 19h.

"Chegamos a décima edição da Ocupação Trapiche e muita gente boa já passou por aqui. O principal objetivo da ocupação é o de atender à política cultural municipal que incentiva o fomento às artes visuais por meio de atividades de circulação de obras e intercâmbio do trabalho de artistas de diferentes regiões. Por se tratar de uma chamada pública nacional, conseguimos trazer para dentro da Galeria obras de todo país, mas sempre priorizando os artistas locais", contou a diretora da Trapiche Santo Ângelo, Camila Grimaldi.

Leia também: "Conversas com o Audiovisual" fala sobre o cinema maranhense

"Missão Artística Maranhense" relaciona passado e presente com apropriações de imagens do livro "O Universo: Brasil, Colômbia e Guianas" de 1837, do autor francês Ferdinand Denis (1789-1890). A rara edição inclui 83 gravuras em preto e branco de diversos artistas, entre eles Jean-Baptiste Debret que aborda como tema o Brasil colônia, descrevendo o povo e costumes da época.

Na mostra, lado a lado, estão as obras originais impressas de Debret, destacadas do livro, e as aquarelas de Alexandre Mourão cuja reinterpretação recebe forte influência da cultura maranhense, provocando um diálogo entre a história e o momento presente. O conjunto aguça de maneira crítica o sentido estético, histórico e político, territórios que artista percorre de maneira singular.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.