Projeto

"Conversas com o Audiovisual" fala sobre o cinema maranhense

A segunda edição do projeto ocorrerá nesta quinta-feira (20).

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
O projeto exibirá três curtas-metragens maranhenses.
O projeto exibirá três curtas-metragens maranhenses. (Foto: divulgação)

Nesta quinta-feira (20), o Pátio Aberto apresenta a segunda edição do C.A.B.E – Conversas com o Audiovisual Brasileiro Experimental, projeto do cineasta Ramusyo Brasil, no Centro Cultural Vale Maranhão, e a entrada é franca.

A partir das 19h serão exibidos três curtas-metragens maranhenses. São eles: Florações Jurema, de Nayra Albuquerque; Não é permitido sair com flores, de Leandro Guterres; e Angústia, de Frederico Machado. Após a exibição, os cineastas participam de um bate papo com o público, mediado por Ramusyo Brasil.

Em outubro acontecerá o ultimo evento do C.A.B.E, promovendo a discussão sobre a produção brasileira contemporânea no campo da videoarte.

O Centro Cultural Vale Maranhão fica na Avenida Henrique Leal, 149, Praia Grande, Centro, próximo à Faculdade de Arquitetura da UEMA.

Sobre os filmes

Florações Jurema – Nayra Albuquerque (2018)

O curta é feito através do enlace entre percepções físicas da realizadora atrás da câmera, e aspectos da vida de Dona Filomena, uma senhora que mantém práticas rituais afroindígenas de cura com ervas, e é sabedora dos mistérios ancestrais da Planta Jurema. O filme registra em narrativa livre e afetiva desligada de explicações informativas, receitas de remédios naturais, o contato direto com a natureza e a fluidez de seus movimentos, a busca na mata por plantas que curam como a Jurema, e flashs que remetem à memória da personagem através da qual permeamos o mundo.

Não é permitido sair com flores – Leandro Guterres (2017)

Curta-metragem realizado em Lisboa. O filme trata de uma família que sobrevive num cemitério numa Lisboa distópica. Em 2017 foi selecionado para dez festivais internacionais de cinema e recebeu vários prêmios, entre eles o Prêmio de melhor Curta Metragem no Virgin Spring Cinefest na Índia e o de Melhor Drama Estrangeiro no Mediterranean Film Festival na Itália.

Angústia – Frederico Machado (2016)

Um filme que trata sobre a fragilidade humana. A sinopse resume: Um mercado humano faz um homem mergulhar em um abismo sem retorno. Sem ninguém para confiar sua tristeza, o homem desaba em sua dor. O curta recebeu os prêmios de Melhor filme e montagem no Festival Guarnicê em 2016.

Programa Pátio Aberto

O Programa Pátio Aberto apresenta atividades culturais com artistas e grupos maranhenses. Veja a programação da próxima semana:

27/09 – Show Encantarias – Luiz Cláudio Farias

29/09 – Cine Pátio – Coletivo Cinema na Rua – Exibição do Filme Beasts Of No Nation

Para mais informações acesse o site

Serviço

O quê: Programação Pátio Aberto: C.A.B.E – Conversas com o Audiovisual Brasileiro Experimental – Florações Jurema, de Nayra Albuquerque; Não é permitido sair com flores, de Leandro Guterres; eAngústia, de Frederico Machado.

Quando: Quinta-feira, dia 20 de setembro, às 19h.

Onde: Centro Cultural Vale Maranhão, Av. Henrique Leal (R. Direita), 149 Praia Grande – Centro, próximo à Faculdade de Arquitetura da UEMA.

Todas as atividades do CCVM são gratuitas e abertas ao público.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.