Evento

São Luís recebe evento dedicado ao Dia Internacional da Animação

O DIA é considerado o maior evento de animação do Brasil.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
A entrada para o Dia Internacional da Animação é gratuita.
A entrada para o Dia Internacional da Animação é gratuita. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Neste sábado (28), ocorre em São Luís e em outras três cidades do interior do estado, o DIA (Dia Internacional da Animação), considerado o maior evento simultâneo de animação realizado no Brasil. O evento reúne mostras de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais.

O objetivo do DIA é difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos e despertar o interesse do espectador em filmes de animação.

Este ano, o DIA vai para sua 14ª edição, conquistando maior visibilidade e trazendo Mostra Nacional, Mostra Infantil e Mostra Histórica. No Maranhão, o DIA acontece em quatro cidades: São Luís, Matinha, São Bento e São João Batista.

Na capital, serão realizadas atividades paralelas como exibições de animações regionais, oficinas, palestras, debates com convidados, exposição de designers, ilustradores e cartunistas, como Felipe Teixeira, Nat Maciel, Luã Campos, Marcos Caldas, Waldeir Brito, Davi Coelho, Marlon Brando, Babi Campos, Paula Maia e Gabriel Hislla.

A mostra Maranhense exibirá filmes premiados como Chiaroscuro, de Daniel Drummond, que levou o Oscar Estudantil em 2015, e Bárbara Balaclava, animação feita a partir de telas do artista plástico Thiago Martins de Melo, filme que levou os principais prêmios do Maranhão Na Tela 2016. Também haverá exibição de Quem Matou Elias Zi, de 1986, dirigido por Murilo Santos, que marca os primórdios da animação maranhense.

As oficinas serão oferecidas gratuitamente através da Arch Studio, responsável pela oficina de sketch em Photoshop, e através do doutorando Márcio Rodrigues, que explanará sobre os possíveis diálogos entre quadrinhos e animação. Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook ou acesse o site oficial do Dia Internacional da Animação.

Programação:

Manhã

9H00 - 12H00 – WORKSHOP DE SKETCH/ARTE DIGITAL com GABRIEL ROBERTO (Arch Studio).
LOCAL: PRÉDIO DO IEMA, Rua Portugal, Centro Histórico.
OBS:Vagas limitadas e inscrições ONLINE;Link no evento do facebook

9h30 – SESSÃO DE ANIMAÇÕES DO PROJETO FORMAÇÃO
LOCAL: CINE PRAIA GRANDE

10h30 – MOSTRA OFICIAL D.I.A (SESSÃO INFANTIL)
LOCAL: CINE PRAIA GRANDE

Tarde

14h00-16H30 – QUADRINHOS e ANIMAÇÃO: Diálogos Possíveis, com o Professor Márcio Rodrigues. diretor da Coleção de Estudos das Histórias em Quadrinhos/Editora Prismas.
LOCAL: CINE PRAIA GRANDE;

16h40-17h20 – MERCADO AUDIOVISUAL E ANIMAÇÃO GRÁFICA, com MAX PAVIAANI (Arch Studio);
LOCAL: CINE PRAIA GRANDE;

17h30-18h10 – PERSPECTIVAS SOBRE A ANIMAÇÃO MARANHENSE, com BETO NICÁCIO e IRAMIR ARAÚJO (Dupla Criação);
LOCAL: CINE PRAIA GRANDE

18h20-19h20 – MOSTRA MARANHENSE DE ANIMAÇÃO

19h30 - MOSTRA OFICIAL D.I.A.
- MOSTRA HISTÓRICA
- MOSTRA NACIONAL

Exposição dos artistas
1. Felipe Teixeira
2. Nat Maciel
3. Luã Campos
4. Marcos Caldas
5. Waldeir Brito
6. Davi Coelho
7. Marlon Brandon
8. Bárbara Campos
9. Paula Maia
10. Gabriel Hislla
11. Adriana Beautywitch Ribeiro
12. Neilla Albertina
13. Thais Lemos
14. Ingrid García
15. Amanda Belo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.