Sobre povos indígenas

Exposição Terra, do fotógrafo Jesús Pérez Aparicio, abre nesta quinta-feira

Evento inicia às 19h, na Galeria Trapiche Santo Ângelo.

Na Mira, com informações da Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
A exposição foi selecionada por meio de chamada pública.
A exposição foi selecionada por meio de chamada pública. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Um olhar para a ancestralidade dos povos indígenas por meio da aura da fotografia - este é o tom da exposição Terra, do fotógrafo Jesús Pérez Aparicio, que abre, nesta quinta-feira (16), às 19h, na Galeria Trapiche Santo Ângelo. O evento propõe um retorno sensível para a sabedoria dos indígenas e a relação com a natureza.

Em 2014, Jesús Pérez Aparicio participou de projeto desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), sob orientação da professora Mariana Balsalobre. Na ocasião, quatro alunos foram escolhidos para serem registrados na relação entre o saber popular e o saber acadêmico. A experiência colocou o fotógrafo em contato com indígenas, estudantes do curso de agropecuária da instituição.

O resultado final foi a produção de filme, exibido no festival Maranhão na Tela, e da obra fotográfica Caixas é Lua, vencedora do VI Salão de Artes Visuais.

Selecionada por meio de chamada pública, a exposição reúne fotografias que dialogam com a ancestralidade dos povos indígenas e o respeito pela preservação da natureza e conhecimentos tradicionais destes povos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.