Páscoa

Você conhece todos os símbolos da Páscoa? Saiba o que eles significam

A Páscoa é uma festa cristã que comemora a ressurreição do Cristo morto.
Imirante.com 03/04/2015 às 06h24

A Páscoa é uma festa cristã que comemora a ressurreição do Cristo morto. Jesus, que foi crucificado, na Sexta-feira Santa, e teve seu corpo colocado em um sepulcro, ressuscita dois dias depois, reunificando corpo e espírito. Cristãos comemoram o dia mais santo desta religião indo às igrejas e procissões.

A palavra Páscoa tem origem hebraica, e vem de Pessach, que significa passagem. A passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição.

O feriado da Sexta-feira Santa é móvel no calendário; acontece, geralmente, entre os dias 22 de março e 24 de abril. A Quarta-feira de Cinzas ocorre 40 dias antes da Páscoa, e este meio tempo configura a quaresma.

Mas, e os símbolos da Páscoa o que significam?

Ovo de Páscoa

O ovo simboliza o nascimento. Nas culturas pagãs, o ovo trazia a ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos coloridos, desejando-lhes boa sorte. Com o tempo, os ovos de galinha foram sendo trocados pelos de madeira, prata, ouro e chocolate. (Foto: Reprodução).

Coelhos

Por sua alta fertilidade, ele simboliza a Igreja que, pelo poder de Cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

Cruz

A cruz representa o sofrimento do Cristo morto e sua ressurreição. A cruz também é o símbolo do Cristianismo e da fé Católica.

O pão e o vinho

Estes representam a vida eterna. Corpo e sangue de Jesus, oferecidos na última ceia aos seus discípulos.

O cordeiro

O cordeiro é o próprio Jesus Cristo, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados. No catolicismo, existe um trecho de oração que diz: "Cordeiro de Deus que tirai o pecado do mundo, dai-nos a paz".

O círio

Uma grande vela que a igreja acende no sábado de "Aleluia", e quer dizer "Cristo, a luz dos Povos". Nela estão inscritos Alfa e Ômega, que significam "Deus é o princípio e o fim de tudo".

Colomba Pascal

O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo. Segundo a Bíblia, quando João Batista estava batizando Jesus, o Espírito Santo, apareceu como uma pomba.

Girassol

O girassol representa a busca da luz que é Cristo Jesus. Os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.

Sino

As Igrejas Católicas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebrações. No domingo de Páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de Cristo.

Óleos Santos

Os óleos simbolizam o Espírito Santo, aquele que nos dá força e energia para vivermos o evangelho de Jesus Cristo.

Peixe

O Peixe é o símbolo mais antigo do cristianismo. As letras que formam a palavra “peixe” na língua grega são as iniciais de uma afirmação muito importante para os cristãos de todas as épocas: “Jesus Cristo, Filho de Deus, é o nosso Senhor”.

Trigo e Uva

Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem, por excelência, o símboloPascal.

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.