Estudo

Beber refrigerante pode danificar DNA, afirma pesquisa

Revelação foi feita a partir de um estudo realizado na Califórnia.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Reprodução/Divulgação)

Você bebe bastante refrigerante? Se a resposta for afirmativa, já pensou que ele pode estar destruindo o seu DNA? De acordo com uma pesquisa publicada pelo American Journal of Public Health, na Califórnia, nos Estados Unidos, as pessoas que bebem refrigerante com bastante frequência tendem a ter menos telômeros, que são pedaços de DNA que protegem os cromossomos, nos glóbulos brancos.

Ainda, segundo a pesquisa, os telômeros afetados estão ligados ao surgimento de doenças relacionas a idade, como diabetes, problemas cardíacos e câncer. Vários testes foram feitos em pacientes de diferentes idades, raças, renda e/ou nível de instrução e os resultados foram semelhantes em todos os casos.

De acordo com os pesquisadores, beber 500 ml de refrigerante, diariamente, resultaria em um envelhecimento de 4,6 anos na idade do indivíduo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.