Troca de Ideia

Pesquisa faz mapeamento de grupos de bois em SLZ

Idealizadora do projeto pesquisa e extensão, Letícia Cardoso é professora da UFMA e do Grupo de Estudos Culturais no MA.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 26/06/2023 às 08h34

Há um ano, o projeto CAMINHOS DA BOIADA trabalha na perspectiva de identificar quem são e onde estão instalados grupos da brincadeira em toda região metropolitana de SÃO LUÍS. E para falar sobre este projeto de pesquisa e extensão sobre a CULTURA POPULAR DO MARANHÃO, tendo como base inicial a ILHA DO AMOR E PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE, no quadro JUNE, no PLUGADO, na MIRANTE FM, na última quarta-feira (21/6), foi LETÍCIA CARDOSO, dona de um extenso currículo.

Leticia Cardoso no quadro Troca de Ideia, no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação
Leticia Cardoso no quadro Troca de Ideia, no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação

Professora do Departamento de Comunicação e do PPGCOM Mestrado em Comunicação da UFMA, Doutora em Comunicação pela PUCRS, Mestre em Ciências Sociais pela UFMA, coordenadora do Grupo de Estudos Culturais no Maranhão e do projeto de pesquisa e extensão Caminhos da Boiada: mapeamento cultural dos grupos de bumba meu boi em São Luís. Autora do livro O teatro do poder: cultura e política no MA, LETÍCIA explica que  os dados levantados mostram a existência de cerca de 90 grupos em atuação no território. Segundo ela, a previsão é que os dados já coletados estejam disponíveis em ambiente digital até o mês de julho.

O trabalho de mapeamento dos grupos de bumba meu boi da Grande Ilha – Caminhos da Boiada –,realizado há um ano pela professora doutora Letícia Cardoso, do Departamento de Comunicação da UFMA, por meio do Grupo de Estudos Culturais do Maranhão (Gecult), ganha a adesão do projeto de Economia Criativa do Sebrae em sua segunda etapa.

- Após a conclusão dos primeiros dados do mapeamento, que já contempla dados de quase 90 grupos de bumba meu boi, em seis sotaques, o projeto em sua nova fase agrega a continuidade da coleta de dados visando a identificação de todos os grupos localizados nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa e outros que, mesmo originários do interior do estado, tem sedes na capital. A participação do Sebrae contempla também a geração de conteúdo para o ambiente digital, documentação em áudio visual, construção de site e de um aplicativo que vão tornar bem mais ágil o acesso às informações coletadas. Outra vertente será a articulação com as ações de Turismo Criativo, tomando as informações como base para criação de roteiros de turismo de experiência e de base comunitária - assegura.

Outros assuntos interessantes que foram destaques nesta TROCA DE IDEIA você confere no PODCAST/PLUGADO, MIRANTE FM.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.