Semana de Dança Maranhense

Bailarinos e grupos especiais brilharão nos palcos de SL nesta sexta

O evento conta, ainda, com intervenções e oficinas de dança.
Divulgação/Secma28/08/2014 às 15h22

SÃO LUÍS - Grupos, companhias de dança e bailarinos maranhenses voltam aos palcos dos teatros da cidade para mais uma apresentação de coreografias e espetáculos no Programa Tarde e Noite “Maranhense”, nesta sexta-feira (29), na VIII Semana de Dança Maranhense que ocorre até o domingo (31).

O evento conta, ainda, com intervenções e oficinas de dança. Nos dias de espetáculos e apresentações nos teatros, os ingressos são retirados nas bilheterias por meio da troca por um quilo de alimento não perecível, a partir das 14h.

Para esta sexta-feira (29), a programação começa com as oficinas de dança ministradas por professores convidados maranhenses e de outros estados. Nesta edição, a Semana Maranhense de Dança conta com 16 oficinas nos mais variados gêneros da linguagem da dança, do clássico à dança de rua, passando pelo jazz, dança do ventre, contemporâneo, ballet aéreo, salão e especial, nos níveis iniciante e avançado. As oficinas serão realizadas nas salas do Teatro Arthur Azevedo (TAA), no Espaço Ballet Olinda Saul, Grêmio Lítero Recreativo Português (na João Lisboa) e na Academia Viva

Coreografias

O palco do Teatro Arthur Azevedo terá, nesta sexta-feira (29), duas sessões de coreografias com bailarinos maranhenses: às 16h, Tarde Maranhense II, com 19 apresentações, que se reprisam às 20h, na Noite Maranhense II. Participam do programa, Escola de Dança Adágio, com a coreografia Grand Pas de Deux Quebra Nozes, pelos bailarinos Clara Lisboa e John Lennon Santos; Cia Nacional, com Flawless; Estúdio de Dança Clay Carlos apresenta Eletrotango; Ruan Paz, em Dark; Ballet Olinda Saul, em Coppélia, com os bailarinos Ellen Bandeira e Emanoel Marques; David Chaves, em All of me; Estúdio de Artes Cênicas na coreografia Lamúria; Gabriel Evangelista apresenta Family; Academia de Dança Iracema Abreu, em On Darling, com Amanda Israel e Ronald Silva; Escola de Dança Adágio, com Valores Inatos por Joberth Diniz; Jorge Henrique Almeida em Meu Estilo; Ballet Olinda Saul com a coreografia Fábrica de Movimentos; Ubiratan Santos apresenta Paquita (Variação Masculina); Fernando Saraiva, Joilson Ferraz e Carlos Maciel em Vocês eu não sei; Alexei Ramos e Emília Pedra (BA) apresentam Elegua; Ballet Olinda Saul com Paixão, por Isabella Sousa e Emanoel Marques; Cia de Dança Os Sublimes – São José de Ribamar, apresenta Habilidade do Homem; Escola de Dança Adágio com O Caminho, pelos bailarinos Kamilla Amaral e Joberth Diniz; e Alexei Ramos e Emília Pedra (BA) fecham a programação com a coreografia Escucha Bien.

No Teatro Alcione Nazaré, às 17h30, a Cia Gira Dança, do Rio Grande do Norte, apresenta Intervenção Urbana “A Cura”, com direção artística de Anderson Leão, levando para o palco os bailarinos Wilson Macário, Joselma Soares, Jânia Santos, Álvaro Dantas, Marconi Araújo, Rozeane Oliveira, Diogo Ricardo e Rodrigo Minotti.

A performance faz uma narrativa através dos movimentos, onde uma sociedade em que cada vez mais vem se desprendendo das relações interpessoais, onde gestos de afeto e carinho são substituídos pelo medo, um período preocupante de epidemias, desigualdades, violência e preconceitos.

Ainda no Palco do Alcione Nazaré, às 18h, uma das novidades da Semana de Dança nesta edição de 2014, a Mostra Especial “Eu danço, Tu danças… Nós dançamos”, com participação de 11 coreografias que serão apresentadas por grupos de crianças e adolescentes especiais e por idosos: Escola Eney Santana (Apae-São Luís); Cia Sesc Maranhão de Dança; Meninas Show – Terceira Idade; Escola de Cegos do Maranhão (Escema); Cia Sesc Maranhão de Dança; Grupo de Dança do PAI (Programa de Atenção Integrada ao Aposentado); Teenwockeez (CAS - Centro de Referência de apoio a pessoas com surdez); Grupo Dançando pela Vida; e Cia Gira Dança (RN).

No Teatro João do Vale, às 19h o público terá como atração o bailarino e coreógrafo maranhense Hélio Martins, que apresenta a coreografia “Eu Artista - Sou coluna de aço, tu que passar? Arrodeia”, com os bailarinos Calina Marques, Luciano Lima, Ana Jhoy e Paulo Froz.

Com 30 minutos de duração, a performance tem participação dos músicos Marcio Reis, Wagner Borges, Delipinho e dos bonecos de Sandra Cordeiro, com texto e poesias de Lucia Santos, Wagner Halhadef, Amelia Cunha.

A performance conta a trajetória do artista ao longo da sua pesquisa em teatro, dança clássica, contemporânea, popular, teatro de bonecos e até se ariscando em desempenho em canto, que resultou neste trabalho onde o artista faz o mostruário da pesquisa ao público.

Serviço:

Tarde Maranhense II

Quando: Sexta-feira (29) às 16h

Onde: Teatro Arthur Azevedo

Ingressos: Troca por 1 kg de alimento não perecível

A Cura

Quando: Sexta-feira (29) às 17h30

Onde: Teatro Alcione Nazaré

Ingressos: Troca por 1 kg de alimento não perecível

Eu danço, Tu danças… Nós dançamos

Quando: Sexta-feira (29) às 18h

Onde: Teatro Alcione Nazaré

Ingressos: Troca por 1 kg de alimento não perecível

Eu Artista - Sou coluna de aço, tu que passar? Arodeia

Quando: Sexta-feira (29) às 19h

Onde: Teatro João do Vale

Ingressos: Troca por 1 kg de alimento não perecível

Noite Maranhense II

Quando: Sexta-feira (29) às 20h

Onde: Teatro Arthur Azevedo

Ingressos: Troca por 1 kg de alimento não perecível

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.