Exposição

Esculturas de metal em exposição na Galeria Trapiche

Divulgação/Secom da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

SÃO LUÍS - A Galeria Trapiche, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, abre nesta sexta-feira (13), às 19h, a vernissage “Metal, Assemblage e Formas Geometrius”, primeira exposição do ferreiro e escultor Flávio Araújo Barros, conhecido como Ojuara, sob curadoria da artista plástica Romana Maria.

Flávio tem 31 anos e trabalha como soldador. Em meio à rotina de trabalho como ferreiro, ele observou que um pedaço de sucata podia ter a forma de uma cabeça humana. A percepção estética para um pedaço de metal foi o pontapé para que ele começasse a elaborar suas esculturas. “A primeira peça que fiz foi um guerreiro, feito de inox, que dei de presente para uma namorada”, lembrou.

O artista usa a técnica de corte e solda. Ele exerce há dez anos a função de soldador e há seis vem produzindo as esculturas que estarão na exposição. Os materiais são variados: sucata, aço inox, madeira, entre outros. Residindo no espaço cultural do Tambor do Mestre Amaral (Praça Dom Pedro II), é lá que o artista produz e expõe boa parte de seus trabalhos.

No caminho inverso da maioria dos escultores, Flávio reconhece que sua profissão é a de ferreiro e que a exposição é uma experiência diferente, de reconhecimento do seu trabalho como escultor. Suas peças reproduzem elementos da cultura popular, do tambor de crioula, formas humanas e aspectos da religiosidade de matriz africana.

“As esculturas que eu faço são minha maneira de fazer arte e de comunicar as minhas ideias, religiosidade e minha ligação com a cultura popular”, disse.

A exposição está aberta à visitação, de segunda a sábado, das 9h às 19h, até o dia 30 de junho, com entrada gratuita. A Galeria Trapiche Santo Ângelo fica localizada em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.