Carnaval 2014

Bicicleta do Samba e Banda Bandida em clima de folia nesta quinta-feira

Assim será o baile carnavalesco "Abre Alas Que Vamos Passar".

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

Um baile para reunir duas festejadas bandas e anunciar que o Carnaval vem aí. Assim será o Abre alas que vamos passar, baile que movimentará o espaço de eventos Patrimônio Show (Centro Histórico) na noite desta quinta-feira, às 21h, reunindo as bandas Bicicleta do Samba e Bandida. A iniciativa é de Ópera Night Produções. O baile terá a participação especial do DJ Pedro Sobrinho.

A festa terá início com a apresentação da banda Bicicleta do Samba, que costuma se apresentar todos os sábados na Praça Dom Pedro II, próximo à Catedral Metropolitana de São Luís, reunindo sempre numeroso público na temporada de pré-Carnaval. Depois, o DJ Pedro Sobrinho dará continuidade ao evento, tocando sucessos de Carnaval, entre marchinhas, sambas, sambas-enredos e outros ritmos afins.

Na sequência, haverá uma performance artística com uma drag queen, que fará uma homenagem à Chiquinha Gonzaga, autora da canção Ô Abre Alas, composição mais conhecida e de maior sucesso de Chiquinha. A canção foi feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro, citado na letra. O sucesso é considerado a primeira marcha carnavalesca da história. Na época, Chiquinha Gonzaga morava no Andaraí e já era compositora consagrada, quando integrantes do Cordão a procuraram com o pedido de um "hino" para as folias momescas daquele ano. Entre os anos 1901 e 1910, a marcha foi um ícone dos carnavais, tornando-se símbolo da folia carioca.

Depois da homenagem, será a vez da Banda Bandida animar o baile. A banda é uma das mais animadas do pré-Carnaval em São Luís e todos os anos sai em cortejo pelo Centro Histórico, conduzida por uma alegoria gigante representando uma mulher com um cigarro nos lábios. Este ano, a Bandida reunirá foliões na Lagoa da Jansen, todos os fins de semana do mês de fevereiro, onde também acontecerá o Baile da Bandida, no Mirante da Lagoa.

Projeto - Segundo Ópera Night, a intenção é que o Abre alas que vamos passar seja realizado nos próximos anos, mas sempre com um convidado especial nacional. Para 2014, a ideia é trazer ao Maranhão integrantes da Velha Guarda da Estação Primeira de Mangueira. "Este ano, estamos dando o pontapé inicial desse projeto que pretendemos dar continuidade no próximo. Esse baile será sempre uma prévia do Carnaval em São Luís e terá sempre um convidado especial que traremos de outros estados para movimentar a folia nesta capital", assegurou Ópera Night, lembrando que o DJ Pedro Sobrinho encerrará a noite de festa.

Ópera Night adiantou que já está trabalhando em sua agenda de eventos para este ano, à parte à relativa ao Carnaval. Ela adiantou, por exemplo, que já há programação confirmada para os meses de abril e maio. No dia 3 de abril, por exemplo, virá para São Luís a cantora Mart´nália e sua banda. Em maio, ainda com data não divulgada, será a vez do cantor Lenine. Todos os shows de Ópera Night acontecerão no Patrimônio Show.

Serviço

• O quê

Baile Abre alas que vamos passar

• Quando

Hoje, às 21h

• Onde

Patrimônio Show (Centro Histórico)

• Ingressos

R$ 30,00, à venda na bilheteria do espaço (as primeiras 150 pessoas poderão ter acesso ao camarote)

• Mais informações:

8786 6766

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.