Dia Mundial do Rock

Jovens músicos se reúnem para tocar rock em São Luís

Musicistas trocam experiências de uma amizade iniciada em um grupo virtual.

Gustavo Sampaio/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

SÃO LUÍS – Uma tarde de junho. Comum em muitos pontos de São Luís. Em uma determinada residência, várias guitarras estão espalhadas pelo terraço, diversos cabos fazem inúmeras ligações, e um “barulho” toma conta de um ambiente. Idealizado há mais de um ano, o grupo “Guitar SLZ-MA” toma forma física em uma reunião onde músicos trocam experiências, emprestam instrumentos e curtem, por conseguinte, aquele que é um dos estilos musicais mais cultuados do mundo: o rock.

 Reunião de guitarristas/ Foto: Gustavo Sampaio
Reunião de guitarristas/ Foto: Gustavo Sampaio

A reunião, iniciada no começo da tarde, trouxe instrumentistas de diversos gêneros do rock, reunidos para trocar figurinhas antes “onlines”, agora, “reais”. “A importância de ter um grupo desses é que nele podemos facilitar todo tipo de atividade com a comunidade “guitarrística”. A divulgação de videos, venda, troca e compra de equipamentos, dúvidas sobre diversos equipamentos e etc. Além do mais, é estabelecido com a união e força de vontade dos integrantes. Uma grande amizade e isso com certeza não tem preço”, afirma o músico Vini Castro.

 Reunião de guitarristas/ Foto: Gustavo Sampaio
Reunião de guitarristas/ Foto: Gustavo Sampaio

“A cena musical de São Luís cresceu muito, em termos de bons músicos”, acrescentou Vini. Porém, para ele, ainda é sentido os locais para expandir o som dos grupos. Já para Richardson Alves, a reunião é uma forma de conhecer diversas peculiaridades, buscando uma definição para se expressar. “Tocar rock leva você a esquecer do mundo e entrar de cabeça na musica”, afirma o guitarrista.

 Reunião de guitarristas/ Foto: Gustavo Sampaio
Reunião de guitarristas/ Foto: Gustavo Sampaio

Para o também músico Thiago Cutrim, a reunião, assim como o fato de tocar rock, vai muito além dos limites do gênero. Para ele, o estilo é uma forma de expressão sentimental e libertária. “Tocar rock é uma forma de expressar meus sentimentos, não importando o gênero, desde as guitarras barulhentas do punk até grandes peças musicais. A música boa, em si, traz esse privilegio”, completou.

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.