São João

Papete faz "show", nesta sexta-feira, no Arraial da Lagoa

Cantor Waldonys animou público com "show" regado ao melhor do forró pé de serra.

Imirante, com informações da Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS - A noite desta sexta-feira (21) promete ser de muita agitação no Arraial da Lagoa, com apresentações da quadrilha Formosinha do Sertão do Monte Castelo, Boi Upaon Açu, Boi União da Baixada, Boi de Axixá, Show de Papete, Boi Novilho Branco e Boi da Maioba.

Forrozeiro Waldonys agitou a noite de abertura do Arraial da Lagoa

 Foto:Geraldo Furtado.
Foto:Geraldo Furtado.

A noite de quinta-feira (20) foi de tradição, música e dança no Arraial da Lagoa, coordenado pelo governo do Estado e cuja programação prosseguirá até o dia 30, com apresentações de grupos folclóricos e shows de artistas. Em noite enluarada, o grande terreiro junino foi aberto com sete atrações, entre elas tambor de crioula, grupos de bumba meu boi e o sanfoneiro Waldonys, que se apresentou pela segunda vez em São Luís – a primeira foi há mais de 10 anos.

Muitas famílias prestigiaram a primeira noite de festa e elogiaram a organização e a estrutura, que possibilita melhores ângulos de visualização do tablado de apresentações. “Eu achei este arraial muito bem organizado e muito agradável. O piso está maravilhoso e ideal para dançar sem estragar a grama”, disse a nutricionista Mayara Andrade, que levou o filho para ver a evolução dos grupos folclóricos, referindo-se também ao piso sintético instalado na área do terreiro como medida de proteção à vegetação.

O espaço tem infraestrutura completa para a comodidade do público. A arquibancada da Arena de Beach Soccer virou um terraço panorâmico, de onde o público pode acompanhar as apresentações. Também foi montado um espaço especial de acessibilidade, para que cadeirantes e idosos possam participar da festa com comodidade.

Há, ainda, um parquinho, que é uma boa opção para os pais levarem as crianças no intervalo das atrações; e uma feirinha de artesanato, onde são oferecidos diversos produtos. As barracas de comidas típicas estão sob a coordenação de empresários que possuem empreendimentos na área da Lagoa da Jansen.

Animação

Os grupos juninos animaram a noite desde as 19h e o primeiro foi o Tambor de Crioula de Joana Batista, diretamente do bairro Coroadinho. Depois, se apresentaram os bois de Nina Rodrigues, de Leonardo e Boizinho Barrica. Em seguida, o cantor Waldonys surpreendeu o público com seu animado show regado ao melhor do forró pé de serra. Logo após, os bois de Maracanã e Morros encerraram a primeira noite de festança.

O Boi de Maracanã protagonizou um momento emocionante, fazendo sua primeira apresentação neste período junino. O cantador Humberto de Maracanã comandou o batalhão pesado. “É a estreia de Maracanã aqui neste terreiro e voltaremos aqui no dia 28”, informou a presidente do grupo, Maria José Soares.

A sincronia entre zabumba, sanfona e triângulo deu o tom à apresentação de Waldonys. Surgido na cena musical com o aval de Luiz Gonzaga, ele mostrou seu talento para o Brasil e conquistou uma legião de fãs. Em entrevista antes do show, o artista revelou seu entusiasmo em tocar no Maranhão seu repertório de forró. “Estou muito feliz em estar aqui e me sinto orgulhoso em me apresentar na terra do bumba meu boi”, disse Waldonys.

No palco, ele homenageou o maranhense João do Vale, cantando “De Teresina a São Luís”; fez um dueto com Dominguinhos, por meio da participação em telão; e apresentou o clipe em que aparece com a Esquadrilha da Fumaça – voar é uma das paixões do artista.

O público aprovou a noite. “O Maranhão tem muita diversidade grande e reunir isso tudo e ainda ter um forrozinho para dançar arrasta-pé é muito bom. Voltarei outras vezes”, afirmou a estudante Mayara Silva.

Iguarias

As barracas de comidas típicas estão sob a coordenação de empresários que possuem empreendimentos na área da Lagoa da Jansen e atraíram grande público com iguarias do período. Também na barraca do Voluntariado de Obras Sociais (VOS), diariamente coordenada por secretarias e com renda revertida para os projetos sociais da entidade, a movimentação era grande. Presentes, os secretários de Estado Fábio Gondim (Gestão e Previdência), Joaquim Haickel (Esportes) e Victor Mendes (Meio Ambiente).

“Não poderia deixar de vir prestigiar o primeiro dia desta festa aqui na barraca do VOS, que está também sob a coordenação da minha Secretaria. Gostaria de dizer que este espaço ficou maravilhoso, muito bem projetado e super agradável”, disse Joaquim Haickel.

Fábio Gondim elogiou a ideia de revestir o gramado com piso sintético, que chama a atenção do grande público. “Uma ideia muito inteligente e que está contribuindo para valorizar ainda mais este terreiro”, afirmou. O secretário Victor Mendes enalteceu o São João do Maranhão e disse que a festa é uma oportunidade para a confraternização das famílias. “Eu trouxe também a minha para prestigiar essa linda festa junina, que tem a força do folclore maranhense”, disse.

No estande do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o público interagiu com o simulador de trânsito e pôde se submeter ao teste do bafômetro. Quem era aprovado recebia um adesivo, preso à roupa. “Nós estamos com esta ação neste e em outros arraiais, sendo que o nosso QG será sempre aqui. O objetivo é alertar as pessoas para os perigos da combinação álcool e direção”, observou o coordenador de Educação para o Trânsito do órgão, Roberval Lopes.

 Programação completa do Arraial da Lagoa (Divulgação/Governo do Estado)
Programação completa do Arraial da Lagoa (Divulgação/Governo do Estado)

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.